Publication
Produção de narrativas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Recurso à planificação e revisão como instrumentos pedagógicos para melhorar a qualidade textual
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Martins, Margarida Alves | |
dc.contributor.author | Kuchuryanu, Hanna Mariya | |
dc.date.accessioned | 2019-09-13T11:06:14Z | |
dc.date.available | 2019-09-13T11:06:14Z | |
dc.date.issued | 2019-07-17 | |
dc.description | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente relatório da prática supervisionada foi realizado no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta um estudo realizado numa sala de primeiro ciclo do ensino básico. O objetivo do estudo foi melhorar a qualidade da escrita dos alunos, respondendo às seguintes questões de investigação: Será que a implementação da planificação e revisão textual contribui para a melhoria da qualidade da produção de textos narrativos? De que forma pode ser feita esta implementação? Participaram neste estudo 25 alunos (16 do sexo feminino e 9 do sexo masculino) do 3.º ano de escolaridade. A recolha de dados assentou na observação natural, sistemática e participativa em atividades de escrita sob diferentes condições de produção, nas quais iam sendo gradualmente introduzidos guiões orientadores da planificação e revisão. Os resultados mostraram que a qualidade dos textos narrativos dos alunos melhorou e permitiram retirar algumas conclusões sobre o papel do professor neste processo. | pt_PT |
dc.description.abstract | This report was carried out within the framework of the Supervised Teaching Practice of the Master’s Degree in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education and presents a study carried out in a primary school classroom. The study objective was to improve the quality of students’ writing, answering the following questions: Does the implementation of textual planning and revision contribute to improve the quality of narrative texts? How can this implementation be done? The participants were 25 students (16 females and 9 males) attending the 3rd year of primary school. The data collection of the research carried out was based on the natural, systematic and participatory observation of writing activities under different production conditions, where guiding guides of planning and revision were gradually introduced. The results showed that the quality of students’ narrative texts was improved and allowed to draw some conclusions regarding the teachers’ role in this process. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202274446 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/7165 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Escrita | pt_PT |
dc.subject | Texto narrativo | pt_PT |
dc.subject | Planificação | pt_PT |
dc.subject | Revisão | pt_PT |
dc.subject | Writing | pt_PT |
dc.subject | Narrative text | pt_PT |
dc.subject | Planning | pt_PT |
dc.subject | Revision | pt_PT |
dc.title | Produção de narrativas no 1º Ciclo do Ensino Básico: Recurso à planificação e revisão como instrumentos pedagógicos para melhorar a qualidade textual | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |