Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A Perceção dos alunos de bem-estar na escola

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
27731_Miguel_Martins_dissertação.pdf1.76 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O Bem-estar na escola que tem vindo a ser frequentemente abordado tanto por investigadores como por outros profissionais do campo da educação. À luz de recentes investigações, o Bem-estar é um fator a ser tomado em consideração no ambiente escolar, na vida dos alunos e no seu sucesso académico. Não obstante, parece persistir a ausência de consenso relativamente à definição do constructo. Sendo os alunos o principal elemento da vida escolar, este estudo teve como objetivo procurar conhecer as perspetivas dos alunos sobre o Bem-estar na escola, tentando perceber o que estes entendem que é estar bem na escola e não estar bem na escola, sobre o que influencia positiva e negativamente o Bem-estar na escola, quem são as entidades que contribuem positiva e negativamente para o seu Bem-estar na escola e como contribuem. Procurou-se ainda explorar o que é que os alunos propõem para promover o Bem-estar na escola. Para esta investigação foram entrevistados um total de 115 alunos em focus group desde o 1º ciclo do ensino básico ao Ensino Secundário de duas escolas públicas do distrito de Lisboa. Os resultados revelaram que, para os alunos o Bem-estar na escola é caracterizado principalmente pelas relações com os pares, professores, auxiliares e familiares, experiência de emoções positivas e negativas, pelas vivências não monitorizadas, pelos fatores do contexto e pelas práticas dos professores. Ao longo deste trabalho, estes resultados serão discutidos com base nas teorias do Bem-estar na Escola.
ABSTRACT: School well-being has been frequently addressed by both researchers and other professionals in the field of education. Regarding recent research, well-being is a factor to be considered in the school environment, in students' lives and in their academic success. However, there still seems to be a lack of consensus regarding the definition of the construct. Since students are the main element of school life, the aim of this study was to find out students' perspectives on school well-being, trying to understand what they think it means to be well at school and not well at school, what influences school wellbeing positively and negatively, who are the entities that contribute positively and negatively to their well-being at school and how they contribute. We also sought to explore what students propose to promote school well-being. For this research, a total of 115 students were interviewed in focus groups from primary to secondary school in two public schools in the Lisbon district. The results revealed that, for students, school wellbeing is mainly characterized by relationships with peers, teachers, assistants and family members, the experience of positive and negative emotions, unmonitored experiences, contextual factors and teacher practices. Throughout this paper, these results will be discussed on the basis of theories of school well-being

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.

Keywords

Bem-estar Escola Estudo Qualitativo Well-being School Qualitative

Citation

Martins, M. F. S. (2024). A perceção dos alunos de bem-estar na escola. [Dissertação de mestrado] Ispa - Instituto Superior

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue