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Atribuição causal, auto-estima e resultados escolares

dc.contributor.authorSenos, Jorge
dc.date.accessioned2015-04-10T18:33:56Z
dc.date.available2015-04-10T18:33:56Z
dc.date.issued1996
dc.description.abstractPartindo do quadro de referência proposto por Weiner sobre atribuição causal para o sucesso e insucesso, o autor procura estabelecer o efeito de seZfserving bias que permite a protecção da auto-estima perante situações de insucesso. Utilizando uma versão adaptada da Causal Dimension Scale bem como do Self-Perception Profile for Children com uma amostra de 49 alunos do 5.” ano de escolaridade, foi possível estabelecer que os alunos com piores resultados escolares produzem preferencialmente atribuições externas para o insucesso, protegendo deste modo a autoestima que se mantém em valores idênticos aos dos bons alunos. No entanto, estes alunos mostram um auto- conceito académico mais baixo do que os alunos com elevados resultados escolares. Os resultados são discutidos no quadro das relações estabelecidas entre atribuição causal, auto-estima e resultados escolares, fornecendo indicações relativamente ao caracter cumulativo do insucesso e ao abandono precoce da escolaridade obrigatória.por
dc.description.abstractABSTRACT------Partindo do quadro de referência proposto por Weiner sobre atribuição causal para o sucesso e insucesso, o autor procura estabelecer o efeito de seZfserving bias que permite a protecção da auto-estima perante situações de insucesso. Utilizando uma versão adaptada da Causal Dimension Scale bem como do Self-Perception Profile for Children com uma amostra de 49 alunos do 5.” ano de escolaridade, foi possível estabelecer que os alunos com piores resultados escolares produzem preferencialmente atribuições externas para o insucesso, protegendo deste modo a autoestima que se mantém em valores idênticos aos dos bons alunos. No entanto, estes alunos mostram um auto- conceito académico mais baixo do que os alunos com elevados resultados escolares. Os resultados são discutidos no quadro das relações estabelecidas entre atribuição causal, auto-estima e resultados escolares, fornecendo indicações relativamente ao caracter cumulativo do insucesso e ao abandono precoce da escolaridade obrigatória.por
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 14(1), 111-121por
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/3538
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.subjectAtribuição causalpor
dc.subjectauto-conceitopor
dc.subjectauto-estimapor
dc.subjectselfserving biaspor
dc.subjectCausal attributionpor
dc.subjectself-conceptpor
dc.subjectself-esteempor
dc.subjectself-serving biaspor
dc.titleAtribuição causal, auto-estima e resultados escolarespor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage121por
oaire.citation.startPage111por
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapor
oaire.citation.volume14por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

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