Publication
Atribuição causal, auto-estima e resultados escolares
dc.contributor.author | Senos, Jorge | |
dc.date.accessioned | 2015-04-10T18:33:56Z | |
dc.date.available | 2015-04-10T18:33:56Z | |
dc.date.issued | 1996 | |
dc.description.abstract | Partindo do quadro de referência proposto por Weiner sobre atribuição causal para o sucesso e insucesso, o autor procura estabelecer o efeito de seZfserving bias que permite a protecção da auto-estima perante situações de insucesso. Utilizando uma versão adaptada da Causal Dimension Scale bem como do Self-Perception Profile for Children com uma amostra de 49 alunos do 5.” ano de escolaridade, foi possível estabelecer que os alunos com piores resultados escolares produzem preferencialmente atribuições externas para o insucesso, protegendo deste modo a autoestima que se mantém em valores idênticos aos dos bons alunos. No entanto, estes alunos mostram um auto- conceito académico mais baixo do que os alunos com elevados resultados escolares. Os resultados são discutidos no quadro das relações estabelecidas entre atribuição causal, auto-estima e resultados escolares, fornecendo indicações relativamente ao caracter cumulativo do insucesso e ao abandono precoce da escolaridade obrigatória. | por |
dc.description.abstract | ABSTRACT------Partindo do quadro de referência proposto por Weiner sobre atribuição causal para o sucesso e insucesso, o autor procura estabelecer o efeito de seZfserving bias que permite a protecção da auto-estima perante situações de insucesso. Utilizando uma versão adaptada da Causal Dimension Scale bem como do Self-Perception Profile for Children com uma amostra de 49 alunos do 5.” ano de escolaridade, foi possível estabelecer que os alunos com piores resultados escolares produzem preferencialmente atribuições externas para o insucesso, protegendo deste modo a autoestima que se mantém em valores idênticos aos dos bons alunos. No entanto, estes alunos mostram um auto- conceito académico mais baixo do que os alunos com elevados resultados escolares. Os resultados são discutidos no quadro das relações estabelecidas entre atribuição causal, auto-estima e resultados escolares, fornecendo indicações relativamente ao caracter cumulativo do insucesso e ao abandono precoce da escolaridade obrigatória. | por |
dc.identifier.citation | Análise Psicológica, 14(1), 111-121 | por |
dc.identifier.issn | 0870-8231 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/3538 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada | por |
dc.subject | Atribuição causal | por |
dc.subject | auto-conceito | por |
dc.subject | auto-estima | por |
dc.subject | selfserving bias | por |
dc.subject | Causal attribution | por |
dc.subject | self-concept | por |
dc.subject | self-esteem | por |
dc.subject | self-serving bias | por |
dc.title | Atribuição causal, auto-estima e resultados escolares | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.endPage | 121 | por |
oaire.citation.startPage | 111 | por |
oaire.citation.title | Análise Psicológica | por |
oaire.citation.volume | 14 | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |