Repository logo
 
Publication

Sexo do julgador, educação formal em Direito, e decisão penal: O caso do processo-crime de violação frustrada envolvendo assimetria de estatuto

dc.contributor.authorSousa, Elizabeth
dc.date.accessioned2017-07-04T18:46:19Z
dc.date.available2017-07-04T18:46:19Z
dc.date.issued1997
dc.description.abstractEste artigo foca as questões relativas ao Conhecimento técnico, formação universitária e género sexual. Analisa ainda as variáveis legais e exra-legais a propósito de um crime de violação feminina envolvendo assimetria de pertenças sociais. Na sequência da revisão da literatura na área da Psicologia foram hipotetizadas: (a) uma divergência de perspectivas em função do género sexual, (b) uma divergência em função da configuração das pertenças sociais dos alvos do libelo acusatório, e (c) uma semelhança de perspectivas em função da educação formal em Direito, se.ja em termos da complexidade representacional, da inferência, ou ainda da decisão penal. Mais especificamente, estas incidiram nos elementos do facto, nos itens inferenciais relevantes e irrelevantes bem como nos elementos da decisão (sentença e medida da pena). Os resultados das análises multivariadas de variância revelaram diferenças significativas nas variáveis legais e extralegais quer na apreciação legal do ilícito penal, quer na inferência. O treino universitário que não teve efeito significativo, nem na complexidade representacional nem na decisão penal, produziu, não obstante, conhecimento irrelevante menos extremado. De igual modo, o género sexual do julgador afectou o juízo subjectivo da contribuição da ofendida no âmbito do enquadramento legal, bem como a decisão penal. As mulheres foram, de forma homogénea, ligeiramente mais severas do que os homens. Por fim, a configuração das pertenças sociais da vítima e do réu teve apenas um efeito significativo no enquadramento legal. Os resultados são discutidos em termos da justiça social e de considerações legais sobre a violação.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This paper deals with knowledge, University Law training and gender. It inspects legal and extra-legal variables in the case of a female rape-crime case involving assymetric social membership of both the victirn and the offender. After reviewing recent literature on psychology, we hypothezised divergent perspectives as a function of gender, and of the configuration of membership of social groups of both the intervenients, as well as similar perspectives as a function of formal education (1 st and 5th year of the University) in terms of representational complexity, inference and decision, be it legal components of the case, Law-relevant and irrelevant inference itens or penal decisions in terms of both verdict and penalty. The results of multivariate analyses of variance revealed the importance of both the legal and the extra- legal variables on the legal framing of the crimecase and inference. Law training, which did neither have a significant effect on penalty nor on representational complexity, presented a significant effect on the legal components of the case, and produced less extreme irrelevant knowledge. Also, judge's gender affected the legal components of the case, namely the perceived contribution of the victim, and penalty. Females were slightly harsher. Finally, the configuration of assymetric social membership of both the victim and the offender affected the legal framing of the case. Results are discussed in terms of Psychology, social justice and Law considerations on rape.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, XV(4), 605-616pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5628
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectPsicologia-direitopt_PT
dc.subjectPsicologia social do conhecimentopt_PT
dc.subjectTratamento da informaçãopt_PT
dc.subjectViolaçãopt_PT
dc.subjectGénero sexualpt_PT
dc.subjectPsychology-lawpt_PT
dc.subjectSocial psychology of knowledgept_PT
dc.subjectInformation-processingpt_PT
dc.subjectRapept_PT
dc.subjectGenderpt_PT
dc.titleSexo do julgador, educação formal em Direito, e decisão penal: O caso do processo-crime de violação frustrada envolvendo assimetria de estatutopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage616pt_PT
oaire.citation.issueXVpt_PT
oaire.citation.startPage605pt_PT
oaire.citation.title0870-8231pt_PT
oaire.citation.volume4pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
1997_4_605.pdf
Size:
1.1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: