Publication
Dinâmicas interativas em programas de escrita inventada: um estudo qualitativo em contexto de jardim-de-infância
dc.contributor.author | Martins, Margarida Alves | |
dc.contributor.author | Albuquerque, Ana | |
dc.date.accessioned | 2019-04-29T09:56:06Z | |
dc.date.available | 2019-04-29T09:56:06Z | |
dc.date.issued | 2019-04 | |
dc.description.abstract | Diversos estudos têm demonstrado que a promoção da escrita inventada em pequeno grupo no pré-escolar tem um impacto positivo na forma como as crianças conceptualizam as relações entre a linguagem oral e a linguagem escrita. No entanto, poucos são os trabalhos que analisaram detalhadamente os processos de scaffolding que ocorrem durante as interações, levando à apropriação de procedimentos de análise linguística por parte das crianças. Neste sentido, o presente estudo qualitativo teve como principal objetivo explorar as dinâmicas de interação entre o experimentador e um conjunto de crianças participantes num programa coletivo de escrita inventada no jardim-de-infância. Selecionou-se aleatoriamente um grupo constituído por quatro crianças com competências metalinguísticas iniciais heterogéneas (número de letras conhecidas, nível de consciência silábica e nível de consciência fonémica). Após a transcrição completa do programa, foram estudadas as dinâmicas interativas ocorridas na sessão inicial, intermédia e final, analisando-se a frequência e a qualidade das intervenções e do discurso dos diversos intervenientes. A partir desta análise, foram identificadas sequências de interação ilustrativas das intervenções de apoio providenciadas pelo adulto e, em particular, a forma como as estratégias de mediação foram adaptadas ao nível de desenvolvimento de cada criança, bem como aos seus conhecimentos e competências individuais. As implicações destes resultados são discutidas no âmbito | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (169-186). Lisboa: Edições ISPA. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-54-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/7006 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Edições ISPA | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/6985 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Escrita inventada | pt_PT |
dc.subject | Interação | pt_PT |
dc.subject | Scaffolding | pt_PT |
dc.title | Dinâmicas interativas em programas de escrita inventada: um estudo qualitativo em contexto de jardim-de-infância | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 186 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 169 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo | pt_PT |
person.familyName | Martins | |
person.familyName | Albuquerque | |
person.givenName | Margarida | |
person.givenName | Ana | |
person.identifier.ciencia-id | 331B-1095-7D71 | |
person.identifier.ciencia-id | 2915-207F-C507 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2773-1634 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6370-7677 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55663664300 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55910836100 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | c789a806-5edd-44af-852f-b2b0a7346db8 | |
relation.isAuthorOfPublication | eb835a18-7c9f-457e-974c-bd2170c945d9 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | c789a806-5edd-44af-852f-b2b0a7346db8 |