Repository logo
 
Publication

Dinâmicas interativas em programas de escrita inventada: um estudo qualitativo em contexto de jardim-de-infância

dc.contributor.authorMartins, Margarida Alves
dc.contributor.authorAlbuquerque, Ana
dc.date.accessioned2019-04-29T09:56:06Z
dc.date.available2019-04-29T09:56:06Z
dc.date.issued2019-04
dc.description.abstractDiversos estudos têm demonstrado que a promoção da escrita inventada em pequeno grupo no pré-escolar tem um impacto positivo na forma como as crianças conceptualizam as relações entre a linguagem oral e a linguagem escrita. No entanto, poucos são os trabalhos que analisaram detalhadamente os processos de scaffolding que ocorrem durante as interações, levando à apropriação de procedimentos de análise linguística por parte das crianças. Neste sentido, o presente estudo qualitativo teve como principal objetivo explorar as dinâmicas de interação entre o experimentador e um conjunto de crianças participantes num programa coletivo de escrita inventada no jardim-de-infância. Selecionou-se aleatoriamente um grupo constituído por quatro crianças com competências metalinguísticas iniciais heterogéneas (número de letras conhecidas, nível de consciência silábica e nível de consciência fonémica). Após a transcrição completa do programa, foram estudadas as dinâmicas interativas ocorridas na sessão inicial, intermédia e final, analisando-se a frequência e a qualidade das intervenções e do discurso dos diversos intervenientes. A partir desta análise, foram identificadas sequências de interação ilustrativas das intervenções de apoio providenciadas pelo adulto e, em particular, a forma como as estratégias de mediação foram adaptadas ao nível de desenvolvimento de cada criança, bem como aos seus conhecimentos e competências individuais. As implicações destes resultados são discutidas no âmbitopt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (169-186). Lisboa: Edições ISPA.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-54-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7006
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/6985pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectPré-escolarpt_PT
dc.subjectEscrita inventadapt_PT
dc.subjectInteraçãopt_PT
dc.subjectScaffoldingpt_PT
dc.titleDinâmicas interativas em programas de escrita inventada: um estudo qualitativo em contexto de jardim-de-infânciapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage186pt_PT
oaire.citation.startPage169pt_PT
oaire.citation.titleEducar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículopt_PT
person.familyNameMartins
person.familyNameAlbuquerque
person.givenNameMargarida
person.givenNameAna
person.identifier.ciencia-id331B-1095-7D71
person.identifier.ciencia-id2915-207F-C507
person.identifier.orcid0000-0002-2773-1634
person.identifier.orcid0000-0001-6370-7677
person.identifier.scopus-author-id55663664300
person.identifier.scopus-author-id55910836100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationc789a806-5edd-44af-852f-b2b0a7346db8
relation.isAuthorOfPublicationeb835a18-7c9f-457e-974c-bd2170c945d9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc789a806-5edd-44af-852f-b2b0a7346db8

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Educar hoje 169-186.pdf
Size:
218.56 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: