Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Transição do Jardim de Infância para o 1º ciclo – Perspetiva das crianças

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
26654_Sara Balcão_dissertação.pdf1.5 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo tem como finalidade compreender a perspetiva da criança relativamente ao processo de transição entre o Jardim de Infância e o primeiro ano do primeiro ciclo do ensino básico. Tratou-se de um estudo com uma abordagem qualitativa, recorrendo a entrevistas focus-group, baseadas em dois guiões de entrevista: um aplicado a cerca de 50 crianças do Jardim de Infância que iriam transitar para o 1.ºano no ano letivo seguinte e o outro, aplicado a cerca de 54 crianças já a frequentar o primeiro ano. A partir da análise dos dados recolhidos, foi possível verificar que as crianças têm consciência das diferenças entre o Jardim de Infância e a escola. As vertentes mais referidas relativamente às mudanças dizem respeito ao espaço, às aprendizagens e às relações. Foi possível compreender que os processos de transição remetem para sentimentos positivos de felicidade em relação às aprendizagens que irão adquirir, ainda que sintam medo do desconhecido e tenham receio de não estarem à altura do desafio que os espera. No decorrer da análise, as crianças referiram que o Jardim de infância é um local onde gostam muito de estar, devido às tarefas realizadas e, embora refiram entusiamo no que concerne às aprendizagens, não gostam das dificuldades que sentem no primeiro ano ao nível dos trabalhos a desenvolver, tornando-se algo muito difícil. Foi ainda possível apurar que não existe nenhuma preparação antecipada, como visitas ou conversas entre os diversos agentes relativamente ao primeiro ano, pelo que este é descrito como um processo de surpresa, tanto pelas crianças do Jardim de Infância como pelas do primeiro ano.
ABSTRACT: The purpose of this study is to understand children’s perspective on the transition process from kindergarten to the first year of primary school, based on their expectations and emotions about this process. This is a qualitative study based on focus group interviews, in wich two interview scripts were conducted: one applied to approximately 50 kindergarten children who would transition to the 1st grade in the following school year, and another was applied to around 54 children already in the 1st grade. From the analysis of the collected data, it was possible to see that the children are aware of the differences between kindergarten and school. The most frequently mentioned aspects concerning changes are related to space, learning, and relationships. It was possible to understand that the transition processes are associated whith positive feelings of happiness regarding the learning they will acquire, although they still feel afraid of the unknown and fear that they won’t be up to the challenge that awaits them. During the analysis, the children say that kindergarten is a place where children really enjoy being, due to the tasks they performed and, although they express enthusiasm about learning, they don’t like the difficulties they experienced in the first year in terms of the work they had to do making it very challenging. It was also possible to ascertain that there is no prior preparation, such as visits or conversations between the various agentes regarding the firt year, so it is a described as a process of surprise, by both the kindergarten children and first graders

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Psicologia na especialidade de Psicologia da Educação.

Keywords

Transição Jardim de Infância Primeiro ano Expetativas Emoções Transition Kindergarten First Year Expectations Emotion

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue