Browsing by Issue Date, starting with "2024-07-28"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Transição do Jardim de Infância para o 1º ciclo – Perspetiva das criançasPublication . Balcão, Sara Cristina Alexandrino; Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesO presente estudo tem como finalidade compreender a perspetiva da criança relativamente ao processo de transição entre o Jardim de Infância e o primeiro ano do primeiro ciclo do ensino básico. Tratou-se de um estudo com uma abordagem qualitativa, recorrendo a entrevistas focus-group, baseadas em dois guiões de entrevista: um aplicado a cerca de 50 crianças do Jardim de Infância que iriam transitar para o 1.ºano no ano letivo seguinte e o outro, aplicado a cerca de 54 crianças já a frequentar o primeiro ano. A partir da análise dos dados recolhidos, foi possível verificar que as crianças têm consciência das diferenças entre o Jardim de Infância e a escola. As vertentes mais referidas relativamente às mudanças dizem respeito ao espaço, às aprendizagens e às relações. Foi possível compreender que os processos de transição remetem para sentimentos positivos de felicidade em relação às aprendizagens que irão adquirir, ainda que sintam medo do desconhecido e tenham receio de não estarem à altura do desafio que os espera. No decorrer da análise, as crianças referiram que o Jardim de infância é um local onde gostam muito de estar, devido às tarefas realizadas e, embora refiram entusiamo no que concerne às aprendizagens, não gostam das dificuldades que sentem no primeiro ano ao nível dos trabalhos a desenvolver, tornando-se algo muito difícil. Foi ainda possível apurar que não existe nenhuma preparação antecipada, como visitas ou conversas entre os diversos agentes relativamente ao primeiro ano, pelo que este é descrito como um processo de surpresa, tanto pelas crianças do Jardim de Infância como pelas do primeiro ano.
- A relação entre adaptabilidade de carreira, identidade de carreira e motivação em estudantes universitáriosPublication . Muller, Afonso Maria de Avelar; Peixoto, FranciscoO seguinte estudo teve como objetivo principal analisar as relações entre identidade de carreira, adaptabilidade de carreira e motivação em estudantes universitários. Deste modo, foi analisada a relação que as variáveis estabeleciam entre si, como também foi analisado se a variável motivação exercia um efeito mediador na relação da identidade de carreira e a adaptabilidade de carreira. Também se procedeu a verificar se existiam diferenças nas variáveis entre os alunos que frequentavam a Licenciatura e o Mestrado. Neste estudo participaram 222 estudantes, sendo que 112 frequentavam a Licenciatura e 110 frequentavam o Mestrado. A recolha de dados foi realizada através de um inquérito online que continha itens das escalas Inventário de Maturidade de Carreira: Forma C, Dellas Identity Status Inventory Occupation, DISI-O e uma escala que pretendia avaliar a motivação. De acordo com os resultados obtidos, a ansiedade é uma variável que persiste em ambos os grupos, sendo que a motivação intrínseca é superior nos alunos de Mestrado. Da mesma maneira os alunos de Mestrado também revelam mais competências de adaptabilidade, mais comportamentos exploratórios e estão mais comprometidos com os seus objetivos. A motivação revelou uma correlação positiva com a adaptabilidade. A dimensão Achiever, referente à identidade de carreira, foi aquela que estabeleceu associações positivas com a maioria das dimensões da motivação e da adaptabilidade. Por último, foi observado um efeito mediador parcial da motivação na relação entre a identidade e a adaptabilidade.