Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Fado… um estado de alma

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
15323.pdf559.3 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O Fado, sendo um produto da criatividade do sujeito, constitui uma forma de comunicação e relação. Propõe-se refletir e compreender a ligação existente entre o Fado e o sujeito, de forma a averiguar se existe uma relação/função psicológica entre ambos. Procurou-se contextualizar o Fado, enquadrando-o historicamente e definindo-o como expressão musical. Abordou-se o Fado nas suas múltiplas vertentes: a música, a palavra, a emoção e o sentimento, a identidade e o destino, delimitando a forma como o sujeito se relaciona/vincula, representando o quotidiano, as práticas sociais, as crenças e valores, bem como, o modo de representar o mundo e a forma como o sujeito se projeta nele. Compreender a importância da música e da palavra na construção de representações significativas para o sujeito. Clarificar a diferença entre emoção e sentimento, como estão presentes no Fado e a forma como o sujeito os expressa. Entender a construção, como processo dinâmico, da identidade individual e coletiva que o sujeito consubstancia no Fado. Esclarecer o conceito de destino e perceber como é assumido no Fado, como expressão individual e de um povo. O Fado, como uma simbiose de significados e de discursos, pode proporcionar um lugar de encontro e partilha entre os sujeitos, que para além da comunicação, vivenciam experiências, emoções e sentimentos, tornando-se significantes, aproximando-os e constituindo representações da sua vida emocional. Deste modo, o Fado estrutura o sujeito, logo o Fado é estruturante. Assumindo uma função conceptualizadora, o Fado pode constituir um modo de reparação para sujeito.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário, na especialidade de Psicologia Clínica.

Keywords

Fado Sujeito Identidade Emoção Função psicológica

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

ISPA - Instituto Universitário

CC License