Repository logo
 
Publication

Aprender ortografia: O caso das sílabas complexas

dc.contributor.authorSilva, Ana Cristina
dc.date.accessioned2010-01-09T17:32:04Z
dc.date.available2010-01-09T17:32:04Z
dc.date.issued2007
dc.description.abstractEste artigo pretende avaliar o efeito de dois programas de treino ortográfico centrados sobre a aprendizagem de sílabas complexas. Os participantes foram 69 crianças do 2.º ano de escolaridade com dificuldades de aprendizagem em ortografia, os quais foram divididos em três grupos equivalentes em termos de inteligência e desempenho ortográfico. No pré e pós-teste foi ditada uma lista de 40 palavras que incluíam sílabas complexas CVC e CCV. O Grupo Experimental 1 foi submetido a uma intervenção que incluía as seguintes tarefas: treino de segmentação fonémica; preenchimento de lacunas em palavras de um texto e produção textual baseado em imagens onde a escrita da história forçava à mobilização de palavras com sílabas complexas. O Grupo Experimental 2 foi submetido a uma intervenção que incluía o ensino das correspondências grafo-fonéticas e a cópia de palavras com sílabas complexas. O Grupo de Controlo realizou desenhos. Os nossos resultados demonstraram que as crianças do Grupo Experimental 1 evoluíram significativamente mais no desempenho ortográfico do que as crianças do Grupo Experimental 2 e Grupo de Controlo. Não foram encontradas diferenças no desempenho ortográfico no pós-teste entre as crianças do Grupo Experimental 2 e do Grupo de Controlo.pt
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 25(2), 171-182.pt
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/99
dc.language.isoengpt
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt
dc.subjectOrtografiapt
dc.subjectConsciência fonémicapt
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt
dc.titleAprender ortografia: O caso das sílabas complexaspt
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacelpt
oaire.citation.endPage182pt
oaire.citation.startPage171pt
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt
rcaap.rightsopenAccesspt
rcaap.typearticlept

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AP 25(2) 171-182.pdf
Size:
474.02 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: