Repository logo
 
Publication

A emergência do sentido de número em jardim-de-infância

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPereira, Mónica
dc.contributor.authorNunes, Cátia Correia
dc.date.accessioned2020-10-13T11:01:45Z
dc.date.available2020-10-13T11:01:45Z
dc.date.issued2020-07-07
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar.pt_PT
dc.description.abstractO presente relatório pretende evidenciar o processo de aprendizagem de desenvolvimento profissional realizado durante a Prática Supervisionada em Jardim de Infância e apresenta uma investigação qualitativa que tem, como objetivo analisar e compreender o desenvolvimento do sentido de número a partir das vivências do quotidiano com um grupo de crianças com 5 anos. Para o efeito a recolha de dados realizou-se através da observação participante, de registos diários – notas de campo e reflexões – e através de uma entrevista à Educadora Cooperante. Os resultados aqui apresentados, foram analisados tendo por base uma organização categorial que possibilitou a identificação de situações do quotidiano que potenciaram o desenvolvimento do sentido de número, assim como, a compreensão das ligações que as crianças estabeleceram entre o domínio da matemática e a sua utilização no quotidiano e reflexão sobre o meu papel na promoção das descobertas do sentido de número no quotidiano. Os resultados indicam que as crianças realizaram relações númericas para resolver problemas em situações do quotidiano, nomeadamente durante a marcação das presenças e durante as refeições da manhã, sendo que a contagem de objetos foi a estratégia de cálculo mais usada pelas crianças. Além disso, os resultados indicam que a intencionalidade educativa da equipa – estagiária e educadora de infância – constitui um elemento fundamental para promover conhecimentos matemáticos na resolução de problemas da vida quotidiana, que possibilitaram a atribuição de significado e desenvolvimento de sentido de número nas crianças. Assim destaca-se, em jeito de conclusão, que o desenvolvimento do sentido de número é um processo gradual e complexo que se desenvolve através de explorações concretas e significativas dos números e da sua utilização em diferentes contextos.pt_PT
dc.description.abstractThis report highlights the process of learning and professional development carried out during Supervised Practice in Kindergarten and presents a qualitative research that aims to analyze and understand the development of the sense of number from everyday experiences with a group of children with 5 years. For this purpose, data collection was carried out through participant observation, daily records - field notes and reflections - and through an interview with Cooperating Educator. The results presented here were analyzed based on a categorical organization that enabled the identification of everyday situations that enhanced the development of the sense of number, as well as the understanding of the connections that children established between the domain of mathematics and its use in everyday life, and the reflection on my role in promoting discoveries of the sense of number in everyday life. The results indicate that the children made numerical relations to solve problems in everyday situations, namely during the attendance schedule and during the morning meals, and the object count was the calculation strategy most used by the children. In addition, the results indicate that the team's educational intentionality - intern and early childhood educator - constitutes a fundamental element to promote mathematical knowledge in solving everyday life problems, which allowed the attribution of meaning and the development of a sense of number in children. Thus, it stands out, in conclusion, the development of the sense of number is a gradual and complex process that is only developed through many explorations of numbers and their use in different contexts.pt_PT
dc.identifier.tid202510077pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7774
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectDomínio da matemáticapt_PT
dc.subjectEmergência da matemática no quotidianopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento do sentido de númeropt_PT
dc.subjectPre-School Educationpt_PT
dc.subjectMastery of mathematicspt_PT
dc.subjectEmergence of mathematics in everyday lifept_PT
dc.subjectDevelopment of the sense of numberpt_PT
dc.titleA emergência do sentido de número em jardim-de-infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
26393.pdf
Size:
473.89 KB
Format:
Adobe Portable Document Format