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- Transição do Pré-escolar num contexto Waldorf para o 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pereira, Maria do Mar Moura Arroz da Câmara; Mata, LourdesEsta investigação surge da reflexão do processo de transição entre o Pré-escolar e o 1º ciclo em diferentes abordagens educativas, mais especificamente entre pedagogia Waldorf e ensino regular. Este estudo, surgiu no âmbito de um estágio curricular numa instituição que seguia como orientação para a prática a pedagogia Waldorf. Para responder à problemática referida, considerámos como principais objetivos: compreender a perspetiva dos profissionais Waldorf relativamente a uma transição de qualidade para o 1º Ciclo, e o papel que consideram ter nesse processo; perceber como é que as crianças e famílias lidam com o processo das transições (expectativas, critérios de escolha da nova escola, medos associados etc.) entender como é que estas são preparadas pelos agentes educativos neste contexto, nomeadamente que estratégias são utilizadas para suavizar as descontinuidades educativas. Participaram neste estudo 16 encarregados de educação, 1 educadora e 8 crianças da Pedagogia Waldorf. Para esta investigação optámos por utilizar uma metodologia qualitativa, através da aplicação de questionários por inquérito aos pais, à educadora e entrevistas em focus grupo às crianças. Através dos resultados obtidos, verifica-se que uma transição de qualidade depende da maturação da criança e que o papel dos agentes educativos nesta fase é de valorizar e respeitar a idade da criança. Contatamos que as crianças desenvolvem expectativas face ao espaço e atividades que vão realizar no 1º Ciclo, demonstrando compreender algumas diferenças entre a escola e o que vivenciaram até então.
- Transição do Pré-escolar num contexto Waldorf para o 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pereira, Maria do Mar Moura Arroz da Câmara; Montiel, António LuísEsta investigação surge da reflexão do processo de transição entre o Pré-escolar e o 1º ciclo em diferentes abordagens educativas, mais especificamente entre pedagogia Waldorf e ensino regular. Este estudo, surgiu no âmbito de um estágio curricular numa instituição que seguia como orientação para a prática a pedagogia Waldorf. Para responder à problemática referida, considerámos como principais objetivos: compreender a perspetiva dos profissionais Waldorf relativamente a uma transição de qualidade para o 1º Ciclo, e o papel que consideram ter nesse processo; perceber como é que as crianças e famílias lidam com o processo das transições (expectativas, critérios de escolha da nova escola, medos associados etc.) entender como é que estas são preparadas pelos agentes educativos neste contexto, nomeadamente que estratégias são utilizadas para suavizar as descontinuidades educativas. Participaram neste estudo 16 encarregados de educação, 1 educadora e 8 crianças da Pedagogia Waldorf. Para esta investigação optámos por utilizar uma metodologia qualitativa, através da aplicação de questionários por inquérito aos pais, à educadora e entrevistas em focus grupo às crianças. Através dos resultados obtidos, verifica-se que uma transição de qualidade depende da maturação da criança e que o papel dos agentes educativos nesta fase é de valorizar e respeitar a idade da criança. Contatamos que as crianças desenvolvem expectativas face ao espaço e atividades que vão realizar no 1º Ciclo, demonstrando compreender algumas diferenças entre a escola e o que vivenciaram até então.
- Transição do Pré-escolar num contexto Waldorf para o 1ºCiclo do Ensino BásicoPublication . Pereira, Maria do Mar Moura Arroz da Câmara; Mata, LourdesEsta investigação surge da reflexão do processo de transição entre o Pré-escolar e o 1º ciclo em diferentes abordagens educativas, mais especificamente entre pedagogia Waldorf e ensino regular. Este estudo, surgiu no âmbito de um estágio curricular numa instituição que seguia como orientação para a prática a pedagogia Waldorf. Para responder à problemática referida, considerámos como principais objetivos: compreender a perspetiva dos profissionais Waldorf relativamente a uma transição de qualidade para o 1º Ciclo, e o papel que consideram ter nesse processo; perceber como é que as crianças e famílias lidam com o processo das transições (expectativas, critérios de escolha da nova escola, medos associados etc.) entender como é que estas são preparadas pelos agentes educativos neste contexto, nomeadamente que estratégias são utilizadas para suavizar as descontinuidades educativas. Participaram neste estudo 16 encarregados de educação, 1 educadora e 8 crianças da Pedagogia Waldorf. Para esta investigação optámos por utilizar uma metodologia qualitativa, através da aplicação de questionários por inquérito aos pais, à educadora e entrevistas em focus grupo às crianças. Através dos resultados obtidos, verifica-se que uma transição de qualidade depende da maturação da criança e que o papel dos agentes educativos nesta fase é de valorizar e respeitar a idade da criança. Contatamos que as crianças desenvolvem expectativas face ao espaço e atividades que vão realizar no 1º Ciclo, demonstrando compreender algumas diferenças entre a escola e o que vivenciaram até então.
- A emergência do sentido de número em jardim-de-infânciaPublication . Nunes, Cátia Correia; Pereira, MónicaO presente relatório pretende evidenciar o processo de aprendizagem de desenvolvimento profissional realizado durante a Prática Supervisionada em Jardim de Infância e apresenta uma investigação qualitativa que tem, como objetivo analisar e compreender o desenvolvimento do sentido de número a partir das vivências do quotidiano com um grupo de crianças com 5 anos. Para o efeito a recolha de dados realizou-se através da observação participante, de registos diários – notas de campo e reflexões – e através de uma entrevista à Educadora Cooperante. Os resultados aqui apresentados, foram analisados tendo por base uma organização categorial que possibilitou a identificação de situações do quotidiano que potenciaram o desenvolvimento do sentido de número, assim como, a compreensão das ligações que as crianças estabeleceram entre o domínio da matemática e a sua utilização no quotidiano e reflexão sobre o meu papel na promoção das descobertas do sentido de número no quotidiano. Os resultados indicam que as crianças realizaram relações númericas para resolver problemas em situações do quotidiano, nomeadamente durante a marcação das presenças e durante as refeições da manhã, sendo que a contagem de objetos foi a estratégia de cálculo mais usada pelas crianças. Além disso, os resultados indicam que a intencionalidade educativa da equipa – estagiária e educadora de infância – constitui um elemento fundamental para promover conhecimentos matemáticos na resolução de problemas da vida quotidiana, que possibilitaram a atribuição de significado e desenvolvimento de sentido de número nas crianças. Assim destaca-se, em jeito de conclusão, que o desenvolvimento do sentido de número é um processo gradual e complexo que se desenvolve através de explorações concretas e significativas dos números e da sua utilização em diferentes contextos.
- Grupos etários heterogéneos nas salas de jardim de infância com a pedagogia do Movimento da Escola ModernaPublication . Casquilho, Mariana Neves Ferreira Ralha; Mata, LourdesA heterogeneidade é apresentada neste relatório sob o ponto de vista da sua importância no trabalho de uma sala com um grupo de crianças com idades diferentes. Como apontado por diversos autores, defendemos que a heterogeneidade num grupo de crianças com diferentes idades permite que haja maior respeito pelas diferenças individuais de cada um, devendo ser acolhido como elemento potenciador dos processos de aprendizagem e cooperação. Este trabalho teve como objetivo compreender como é trabalhar com um grupo de crianças de diferentes idades segundo o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. A recolha de informação foi realizada através de uma vasta pesquisa em livros de autores que se atam diretamente no tema deste relatório. Para uma análise reflexiva mais efetiva, constituímos como opções metodológicas as observações e os questionários às educadores, de forma a nos ajudar a responder às questões que nos surgiram ao longo da prática. Verificámos que o trabalho que é realizado com grupos de crianças de diferentes idades tem benefícios quanto ao desenvolvimento da criança bem como dos conhecimentos que esta adquire. É através da cooperação que a criança trabalha e desenvolve a interajuda com o outro.
- A emergência do sentido de número em jardim-de-infânciaPublication . Nunes, Cátia Correia; Pereira, MónicaO presente relatório pretende evidenciar o processo de aprendizagem de desenvolvimento profissional realizado durante a Prática Supervisionada em Jardim de Infância e apresenta uma investigação qualitativa que tem, como objetivo analisar e compreender o desenvolvimento do sentido de número a partir das vivências do quotidiano com um grupo de crianças com 5 anos. Para o efeito a recolha de dados realizou-se através da observação participante, de registos diários – notas de campo e reflexões – e através de uma entrevista à Educadora Cooperante. Os resultados aqui apresentados, foram analisados tendo por base uma organização categorial que possibilitou a identificação de situações do quotidiano que potenciaram o desenvolvimento do sentido de número, assim como, a compreensão das ligações que as crianças estabeleceram entre o domínio da matemática e a sua utilização no quotidiano e reflexão sobre o meu papel na promoção das descobertas do sentido de número no quotidiano. Os resultados indicam que as crianças realizaram relações númericas para resolver problemas em situações do quotidiano, nomeadamente durante a marcação das presenças e durante as refeições da manhã, sendo que a contagem de objetos foi a estratégia de cálculo mais usada pelas crianças. Além disso, os resultados indicam que a intencionalidade educativa da equipa – estagiária e educadora de infância – constitui um elemento fundamental para promover conhecimentos matemáticos na resolução de problemas da vida quotidiana, que possibilitaram a atribuição de significado e desenvolvimento de sentido de número nas crianças. Assim destaca-se, em jeito de conclusão, que o desenvolvimento do sentido de número é um processo gradual e complexo que se desenvolve através de explorações concretas e significativas dos números e da sua utilização em diferentes contextos.