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A aceitabilidade dos adornos corporais em contexto de trabalho

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorCesário, Francisco José Santos
dc.contributor.authorLuz, Beatriz Marques Caires da
dc.date.accessioned2020-01-09T12:10:14Z
dc.date.available2020-01-09T12:10:14Z
dc.date.issued2019-11-25
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, para obtenção do grau de Mestre na especialidade de Psicologia Social e das Organizaçõespt_PT
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo avaliar se determinadas características da personalidade podem influenciar a aceitabilidade de um colega de trabalho que possua adornos corporais visíveis. Adicionalmente, pretendeu avaliar se essa aceitabilidade varia consoante o tipo trabalho (presencial ou não presencial) e com o tipo de recompensas (comissões coletivas ou individuais). Esta investiga-ção teve como base o estudo de Miller, McGlashan e Eure (2008). A amostra deste estudo foi constituída por 257 participantes, 153 do sexo feminino e 104 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 16 e os 66 anos. Através de um cenário criado por Miller e Nicols (2008), a variável presença ou ausência de contato com os clientes e a variável distribuição de recompensas foram manipuladas. De modo a avaliar a aceitabilidade foi utilizada a escala de 3 itens dos mesmos autores. Para medir a personalidade foi utilizada a escala BFI de 44 itens de John, Donahue e Kentle (1991), adaptada e traduzida por Vanessa Simões (2018). Os resultados mostram que os níveis de aceitabilidade de um colega com adornos corporais são mais elevados quando o tipo de trabalho é não presencial. Embora não tenha sido significativo, os níveis de aceitabilidade apresentam-se mais elevados quando as recompensas são individuais em comparação com as recompensas coletivas. Também que não existe um efeito de interação significativo do tipo de contacto com o cliente (presencial ou não) e do tipo de comissões (individuais ou coletivas) na aceitabilidade pelos colegas de trabalho. Adicionalmente, quanto maior o número de tatuagens e de piercings detidas pelo participante, melhor a sua aceitação de colegas com uma tatuagem ou piercing visível. Por último, os resultados indicam-nos que apenas o traço de personalidade “Amabilidade” tem uma associação significativa e positiva com a aceitação. Conclui-se que a rejeição de um colega de trabalho com piercings e tatuagens visíveis acontece essencialmente quando o trabalho envolve contacto presencial com os clientes, que a amabilidade é a única dimensão da personalidade que pode facilitar a aceitação de um colega de trabalho e que a presença de piercings e tatuagens no próprio auxilia na aceitação de um colega que os detenha.pt_PT
dc.description.abstractThe present study aimed to evaluate whether certain personality characteristics may influence the acceptability of a co-worker with visible body adornments. Additionally, it aimed to assess whether this acceptability varies depends on the type of work (pre-present or non-present) and the type of rewards (collective or individual commissions). This research was based on the study Miller, McGlashan e Eure (2008). The sample of this study consisted of 257 participants, 153 female and 104 male, aged be-tween 16 and 66 years. Through a scenario created by Miller and Nicols (2008), the presence or absence of customer contact variable and the reward distribution variable were manipulated. In order to assess acceptability, was used the 3-item scale by the same authors. To measure personality, we used the 44-item BFI scale by John, Donahue e Kentle (1991), adapted and translated by Vanessa Simões (2018). The results show that the acceptability levels of a colleague with body adornment are higher when the type of work is non-presential. Although not significant, acceptability levels are higher when rewards are individual compared to collective rewards. There is also no significant interaction effect of the type of customer contact (in person or not) and the type of commissions (individual or collective) on acceptability by co-workers. Additionally, the greater the number of tattoos and pierc-ings held by the participant, the better their peer acceptance with a visible tattoo or piercing. Finally, the results tell us that only the "Kindness" personality trait has a significant and positive association with acceptance. It is concluded that the rejection of a co-worker with visible piercings and tattoos occurs es-sentially when work involves face-to-face contact with clients, that kindness is the only personality dimension that can facilitate acceptance of a co-worker and that the presence of piercings and tattoos in one's own assists in accepting a colleague who holds them.pt_PT
dc.identifier.tid202345734pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7322
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectBig-Fivept_PT
dc.subjectPersonalidadept_PT
dc.subjectBody artpt_PT
dc.subjectAceitabilidadept_PT
dc.subjectPersonalitypt_PT
dc.subjectAceptancept_PT
dc.titleA aceitabilidade dos adornos corporais em contexto de trabalhopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.namePsicologiapt_PT

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