Publication
Escala de Competências e Métodos de Estudo (ECME – ES): adaptação e validação no contexto do ensino superior angolano
dc.contributor.author | Mendes, Laurinda | |
dc.contributor.author | Pereira, Anabela | |
dc.contributor.author | Eduardo, Agatângelo | |
dc.contributor.author | Mendes, Jéssica | |
dc.contributor.author | Santos, Evelyn | |
dc.contributor.author | Mesquita, Edgar | |
dc.contributor.author | Castro, Lisneti | |
dc.date.accessioned | 2019-05-14T09:29:47Z | |
dc.date.available | 2019-05-14T09:29:47Z | |
dc.date.issued | 2019-04 | |
dc.description.abstract | Muitas são as evidências de que o sucesso no Ensino Superior depende muito dos métodos e aptidões de estudo que os alunos utilizam. Nesse intuito, o presente trabalho pretende adaptar e validar a Escala de Competências e Métodos de Estudo no Ensino Superior para a população angolana. A amostra foi constituída por 286 alunos, de ambos os géneros, com médias de idade de 22.58 anos (DP=4.65), que frequentavam os primeiros anos das licenciaturas de um Instituto Superior em Angola. O instrumento de avaliação utilizado foi a Escala de Competências de Métodos de Estudo (ECME-ES), com escala tipo Likert, constituída na sua versão final por 47 itens e na versão original 63 itens. Os resultados indicaram que esta escala (ECME-ES), constituída por seis subescalas, apresentou como resultados médios mais elevados, por ordem decrescente, as seguintes dimensões: (I) Motivação, (II) Compreensão, (III) Avaliação, (IV) Organização diária da área de estudo, (V) Gestão do Tempo e VI. Procrastinação. Os valores de fidelidade e validade dos resultados que integram a escala mostram-se consentâneos com as exigências métricas para este tipo de instrumento: a variância explicada variou entre 47.4% e 60.6% e as cargas fatoriais variaram entre 0.40 e 0.81. Tais resultados, permitem-nos evidenciar a utilidade deste instrumento como medida de avaliação de competências e métodos de estudo, em contexto do Ensino Superior. São referidas algumas implicações ao nível do ensino angolano, no sentido de sensibilizar os estudantes para a utilização de adequados métodos de estudo que possam facilitar o sucesso académico. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (163-176). Lisboa: Edições ISPA. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-55-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/7039 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Edições ISPA | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10400.12/6995 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Métodos de estudo | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Competências e sucesso académico | pt_PT |
dc.subject | Angola | pt_PT |
dc.title | Escala de Competências e Métodos de Estudo (ECME – ES): adaptação e validação no contexto do ensino superior angolano | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 176 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 163 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação | pt_PT |
person.familyName | Mendes | |
person.familyName | Mesquita | |
person.familyName | Castro | |
person.givenName | Laurinda | |
person.givenName | Edgar | |
person.givenName | Lisneti | |
person.identifier.ciencia-id | EF14-1086-D817 | |
person.identifier.ciencia-id | 9A16-AB7B-959A | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2351-7945 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9224-5811 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3109-6821 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 392b7d03-cd63-46dc-b65a-83a2cd72b6c4 | |
relation.isAuthorOfPublication | 4388b500-a4d6-42dc-a6a9-58e617eb65dd | |
relation.isAuthorOfPublication | 93f99b5c-1713-4b6d-814e-4d55a83f2b83 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 392b7d03-cd63-46dc-b65a-83a2cd72b6c4 |