Publication
Emoções na sala de aula: Estudo das relações entre emoções, autoconceito e percepção do clima de sala de aula em alunos do 3º ciclo
dc.contributor.author | Abril, Maria João de | |
dc.contributor.author | Peixoto, Francisco | |
dc.date.accessioned | 2012-08-03T13:35:57Z | |
dc.date.available | 2012-08-03T13:35:57Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | O estudo das emoções em contextos educativos tem sido bastante negligenciado (Pekrun et al., 2002; Schutz & Lanehart, 2002). Apesar de existirem relativamente poucas pesquisas nesta área, as emoções desempenham um papel importante na educação (Meyer & Turner, 2006). O estudo das emoções tem vindo a ser desenvolvido especialmente com estudantes universitários relacionando-as com as suas orientações motivacionais (Pekrun et al., 2006; Tyson et al., 2009). Apesar disso, pouca atenção tem sido prestada à forma como os ambientes de aprendizagem se relacionam com a vivência de emoções. Assim, este estudo exploratório visa alargar a investigação a alunos mais novos no que concerne às emoções em sala de aula, bem como analizar a possível relação destas com o autoconceito e a percepção de clima de sala de aula. Do presente estudo fizeram parte 131 participantes do 7º e 8º ano de escolaridade. A recolha dos dados foi feita através da aplicação da Escala de Autoconceito e Auto-estima (Peixoto & Almeida, 1999), Escala de Percepção de Clima de Sala de Aula a Matemática (Mata, Monteiro & Peixoto, 2010) e Questionário de Emoções em Situações de Desempenho (Achievement Emotions Questionnaire) respeitante às emoções em sala de aula (Pekrun & Goetz, 2005). Os resultados apontaram para uma relação negativa entre autoconceito e a experiência de emoções negativas. Verificou-se, também a existência de relações entre emoções e a percepção de clima de sala de aula. | por |
dc.identifier.citation | In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 881-893). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-15-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/1607 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | ISPA - Instituto Universitário | por |
dc.title | Emoções na sala de aula: Estudo das relações entre emoções, autoconceito e percepção do clima de sala de aula em alunos do 3º ciclo | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.endPage | 893 | por |
oaire.citation.startPage | 881 | por |
oaire.citation.title | 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática | por |
person.familyName | Peixoto | |
person.givenName | Francisco | |
person.identifier | 347584 | |
person.identifier.ciencia-id | 081A-0164-EFAB | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7193-2284 | |
person.identifier.rid | M-4348-2013 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57203935600 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |
relation.isAuthorOfPublication | 65b8cd2c-7f5b-4e9e-a449-2dbe238390d5 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 65b8cd2c-7f5b-4e9e-a449-2dbe238390d5 |