Repository logo
 
Publication

Relações Interpessoais entre crianças em jardim de infância

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBrito, Ana Teresa
dc.contributor.authorRebelo, Beatriz Sofia de Noronha
dc.date.accessioned2022-09-28T15:37:15Z
dc.date.available2022-09-28T15:37:15Z
dc.date.issued2022-07-28
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar, criado por Aviso n.º 9931/2017, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 165, de 28 de agosto de 2017pt_PT
dc.description.abstractO presente Relatório tem como objetivo apresentar um estudo qualitativo sobre as relações interpessoais entre crianças. A prática decorreu numa instituição que se rege pelo modelo curricular do Movimento da Escola Moderna (MEM), numa sala de pré-escolar, com um grupo heterogéneo em idades, compreendidas entre os 3 e os 6 anos. A problemática definida procura compreender: a importância das relações entre pares para o bem-estar e desenvolvimento das crianças; quais as competências que surgem a partir das relações interpessoais; e de que forma a intencionalidade na organização do ambiente educativo influencia ou não estas relações. Destaca-se e reflete-se, transversalmente, sobre o papel do adulto por se considerar que a sua intencionalidade e ação são fundamentais no modo como estas relações interpessoais são potenciadas. Os dados recolhidos, em articulação com a fundamentação teórica, permitem reforçar a relevância das relações interpessoais entre as crianças, para o seu bem-estar e aprendizagem. Verificou-se que a organização do ambiente educativo do contexto de estágio influencia as relações, evidenciando-se que a criança realiza um processo de descoberta e exploração num determinado tempo e espaço com diversos materiais, o que lhe dá oportunidade de interagir com outras crianças. Destacam-se as competências que surgem no contexto destas relações interpessoais entre pares, nomeadamente competências de comunicação, autonomia, cooperação, partilha e resolução de conflitos. Sublinha-se a relevância do estudo para a construção da profissionalidade do/a Educador/a de Infância, em consonância com o enquadramento geral das Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, nomeadamente na ligação entre a intencionalidade educativa e a organização do ambiente educativo.pt_PT
dc.description.abstractThe present report aims to present a qualitative study on interpersonal relationships between children. The practice took place in an institution that is governed by the curriculum model of the Movimento da Escola Moderna (MEM), in a pre-school room, with a heterogeneous group in ages ranging from 3 to 6 years. The problem set seeks to understand: the importance of peer relationships for children's well-being and development; which skills emerge from interpersonal relationships; and how intentionality in the organisation of the educational environment influences or not these relationships. The role of the adult is highlighted and reflected upon, as it is considered that the adult's intentionality and action are essential in the way these interpersonal relationships are enhanced. The data collected, in articulation with the theoretical basis, reinforce the relevance of interpersonal relationships between children for their well-being and learning. It was verified that the organization of the educational environment of the internship influences the relationships, highlighting that the child carries out a process of discovery and exploration in a certain time and space with various materials, which gives him/her the opportunity to interact with other children. The skills that emerge in the context of these interpersonal relationships among colleagues are highlighted, namely communication, autonomy, cooperation, sharing and conflict resolution skills. We underline the relevance of the study for the construction of the professionalism of the Early Childhood Educator, in line with the general framework of the Curricular Guidelines for Pre-school Education, mainly in the connection between the educational intentionality and the organisation of the educational environment.pt_PT
dc.identifier.tid203055721pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/8795
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectRelações interpessoaispt_PT
dc.subjectMovimentos da Escola Modernapt_PT
dc.subjectInteraçõespt_PT
dc.subjectCooperaçãopt_PT
dc.subjectResolução de conflitospt_PT
dc.subjectInterpersonal relationspt_PT
dc.subjectInteractionspt_PT
dc.subjectCooperationpt_PT
dc.subjectConflict resolutionpt_PT
dc.titleRelações Interpessoais entre crianças em jardim de infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
27904.pdf
Size:
3.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: