Repository logo
 
Publication

A avaliação dos professores enquanto alunos: O uso da experiência pessoal como agente de mudança

dc.contributor.authorBalancho, Maria Leonor Janeiro Segurado de Falé
dc.date.accessioned2017-10-12T14:07:08Z
dc.date.available2017-10-12T14:07:08Z
dc.date.issued2000
dc.description.abstractNeste artigo analisa-se a importância e a possibilidade do professor, enquanto aluno de acções de formação contínua ou de complementarização de formação, reinvestir na sua prática pedagógica os ganhos e ensinamentos da experiência de ser avaliado. Partindo de propostas concretas já realizadas, defende-se que a experiência da descentração, proporcionada pelo retorno ao lugar e ao papel de aluno, se adequadamente utilizada, possa potenciar e melhorar, para o professor e para os seus alunos, a eficácia e a função da avaliação. Crê-se que, para desenvolver qualquer transformação esclarecida nas suas práticas, e dada a habitual resistência à mudança, o professor necessita passar por um processo de auto-avaliação e auto-conhecimento orientado pelo formador, no qual a reflexão pela experiência directa pode ser o fulcro do início de uma nova construção pessoal e de uma transição majorante.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This article is based on the assumption that the experience of decentration – that comes from returning to the place and functions of a student – will make the teacher construct a new perspective on evaluation and develop a new awareness that will ameliorate his use of evaluation with his own students. In actions already developed while training teachers, and as a consequence of the usual resistance to transformations, the author defends the idea that, to initiate any change in their pedagogical practices, in particular in the evolving area of evaluation, the teacher needs to go through a process of self-evaluation and self-understanding, were reflecting over a personal experience is the beginning of a personal construction and a change to a higher and more complex level.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnalise Psicológica XVIII(3), 371-379pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5838
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_PT
dc.subjectConstrutivismopt_PT
dc.subjectTraining teacherspt_PT
dc.subjectLearning evaluationpt_PT
dc.subjectConstructivismpt_PT
dc.titleA avaliação dos professores enquanto alunos: O uso da experiência pessoal como agente de mudançapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage379pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage371pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volumeXVIIIpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2000_3_371.pdf
Size:
35.66 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: