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Os efeitos da intensidade de uso de redes sociais na atenção

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorQuelhas, Ana Cristina
dc.contributor.authorMesquita, Manuel Magalhães de
dc.date.accessioned2023-03-15T16:47:23Z
dc.date.available2023-03-15T16:47:23Z
dc.date.issued2022-12-19
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínicapt_PT
dc.description.abstractO presente estudo pretende averiguar a existência de efeitos da utilização de redes sociais na atenção, moderados pela intensidade de utilização, atendendo às diferentes dimensões atentivas nomeadamente a (1) atenção sensorial seletiva, (2) foco e capacidade atentiva, (3) atenção executiva, e (4) atenção sustentada. Foi aplicado um questionário, composto pelas medidas ELAS (Everyday Life Attention Scale) e SONTUS (Social Networking Time Use Scale), com o objetivo de determinar o nível atentivo em cada uma das suas dimensões, e a intensidade do uso de redes sociais, respetivamente, entre 64 alunos (n=64) do primeiro ano da licenciatura em Psicologia numa universidade portuguesa, em Lisboa. Não foi possível determinar uma correlação estatisticamente significativa entre as pontuações totais das variáveis em estudo, mas foi possível estabelecer uma baixa correlação negativa (r=-.266) entre a dimensão social de utilização de redes sociais e a atenção. Os resultados obtidos vão ao encontro da literatura, por apresentarem uma baixa correlação negativa entre uma das componentes de utilização de redes sociais e a atenção, mas não foi possível comprovar a hipótese teórica em estudo de que existe um efeito estatisticamente significativo entre a intensidade de utilização de redes sociais e a atenção.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The present study proposes verifying the existence of a statistically significant correlation between social media use intensity and attention, in general, and regarding its four components (1) selective sensorial attention, (2) focus and attentive capacity, (3) executive attention and (4) sustained attention. Subjects were asked to fill a form composed of two measures, ELAS (Everyday Life Attention Scale) and SONTUS (Social Networking Time Use Scale), to measure individual attention in each of its dimensions, and intensity of social media use, respectively, in a cohort of 64 (n=64) undergraduate students of Psychology in a Portuguese university, in Lisbon. There was no statistically effect (r=-.266) was verified between the social dimension of social media use and general attention. The attained results are congruent with extant literature on the effects of social media on cognition, presenting a small negative correlation between one of the components of social media use and general attention, although it was not possible to confirm the original working hypothesis of this study that a statistically significant correlation existed between social media use intensity and attention.pt_PT
dc.identifier.tid203153790pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9082
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectAtençãopt_PT
dc.subjectIntensidadept_PT
dc.subjectUsopt_PT
dc.subjectEcrãpt_PT
dc.subjectCogniçãopt_PT
dc.subjectSocial mediapt_PT
dc.subjectAttentionpt_PT
dc.subjectIntensitypt_PT
dc.subjectScreen timept_PT
dc.subjectCognitionpt_PT
dc.titleOs efeitos da intensidade de uso de redes sociais na atençãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínicapt_PT

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