Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Os efeitos da intensidade de uso de redes sociais na atenção

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
24228.pdf3.22 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo pretende averiguar a existência de efeitos da utilização de redes sociais na atenção, moderados pela intensidade de utilização, atendendo às diferentes dimensões atentivas nomeadamente a (1) atenção sensorial seletiva, (2) foco e capacidade atentiva, (3) atenção executiva, e (4) atenção sustentada. Foi aplicado um questionário, composto pelas medidas ELAS (Everyday Life Attention Scale) e SONTUS (Social Networking Time Use Scale), com o objetivo de determinar o nível atentivo em cada uma das suas dimensões, e a intensidade do uso de redes sociais, respetivamente, entre 64 alunos (n=64) do primeiro ano da licenciatura em Psicologia numa universidade portuguesa, em Lisboa. Não foi possível determinar uma correlação estatisticamente significativa entre as pontuações totais das variáveis em estudo, mas foi possível estabelecer uma baixa correlação negativa (r=-.266) entre a dimensão social de utilização de redes sociais e a atenção. Os resultados obtidos vão ao encontro da literatura, por apresentarem uma baixa correlação negativa entre uma das componentes de utilização de redes sociais e a atenção, mas não foi possível comprovar a hipótese teórica em estudo de que existe um efeito estatisticamente significativo entre a intensidade de utilização de redes sociais e a atenção.
ABSTRACT: The present study proposes verifying the existence of a statistically significant correlation between social media use intensity and attention, in general, and regarding its four components (1) selective sensorial attention, (2) focus and attentive capacity, (3) executive attention and (4) sustained attention. Subjects were asked to fill a form composed of two measures, ELAS (Everyday Life Attention Scale) and SONTUS (Social Networking Time Use Scale), to measure individual attention in each of its dimensions, and intensity of social media use, respectively, in a cohort of 64 (n=64) undergraduate students of Psychology in a Portuguese university, in Lisbon. There was no statistically effect (r=-.266) was verified between the social dimension of social media use and general attention. The attained results are congruent with extant literature on the effects of social media on cognition, presenting a small negative correlation between one of the components of social media use and general attention, although it was not possible to confirm the original working hypothesis of this study that a statistically significant correlation existed between social media use intensity and attention.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica

Keywords

Redes sociais Atenção Intensidade Uso Ecrã Cognição Social media Attention Intensity Screen time Cognition

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue