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Professores, futuros professores, as normas de referência e as suas implicações no comportamento de avaliar

dc.contributor.advisorRamalho, Glóriapor
dc.contributor.authorFernandes, Antónia Maria Pratas
dc.date.accessioned2011-04-16T14:51:57Z
dc.date.available2011-04-16T14:51:57Z
dc.date.issued2001
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia Educacionalpor
dc.description.abstractO presente trabalho teve como propósito o estudo do comportamento avaliativo subjacente às normas de referência. Rheinberg (1983), referiu que na actividade avaliativa existem duas normas de referência, uma social e outra individual, que teoricamente se opõem. Na sequência dos trabalhos empíricos de Rheinberg (1980, 1983) e Forzi (1994), analisou-se o método de categorização, do comportamento de avaliação, dos professores, procedendo-se à operacionalização da "norma de referência" e, em consequência, à definição de três categorias: social, individual e sócio-individual. Nesta perspectiva, o nosso estudo teve três objectivos fundamentais. O primeiro, numa amostra de 189 sujeitos (professores e futuros professores), visava analisar, em pormenor, o instrumento empírico criado por Rheinberg - "Little Evaluation Test", que constitui a nossa primeira parte. O segundo, numa amostra de 147 sujeitos (professores e futuros professores, do sexo feminino), visava analisar o modo como os sujeitos, das diferentes normas de referência, se distinguiam relativamente às intervenções consideradas eficazes em alunos com dificuldades na escola e da importância das disciplinas na avaliação do nível de sucesso. O terceiro, numa amostra de 147 sujeitos, visava verificar as diferenças significativas, entre professores e futuros professores, na avaliação ao "Little Evaluation Test", nas intervenções pedagógicas e nas disciplinas, que constitui a nossa segunda parte. Da análise dos resultados, salientamos as seguintes conclusões: os resultados, relativamente às diferenças entre os professores e futuros professores, verificados no "Little Evaluation Tesí" fazem supor que os critérios, subjacentes à avaliação de alunos com notas mais baixas, se encontram, de algum modo, mais interiorizados e mais uniformizados.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/503
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.titleProfessores, futuros professores, as normas de referência e as suas implicações no comportamento de avaliarpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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