Repository logo
 
Publication

Desenhos de investigação de sujeito único em educação especial

dc.contributor.authorAguiar, Cecília
dc.contributor.authorMoiteiro, Ana Rita
dc.contributor.authorCorreia, Nadine
dc.contributor.authorPimentel, Júlia van Zeller de Serpa
dc.date.accessioned2018-06-22T15:00:47Z
dc.date.available2018-06-22T15:00:47Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractDe carácter quantitativo e experimental, os desenhos de investigação de sujeito único constituem um conjunto de métodos científicos rigorosos, reconhecidos internacionalmente como fonte de evidências empíricas que permitem estabelecer a eficácia de práticas em educação especial. Este trabalho tem como objectivos descrever as principais características e critérios de qualidade deste tipo de desenhos de investigação, discutir a sua utilidade em educação especial e em intervenção precoce na infância e determinar a sua incidência no contexto da investigação nacional nestes domínios. Com base numa pesquisa bibliográfica sistemática nas publicações nacionais nos domínios da educação especial, educação e psicologia e em motores de busca online de carácter científico e generalista, foram identificadas apenas cinco teses de mestrado que recorreram a este tipo de métodos, sugerindo que, apesar do seu potencial, os desenhos de investigação de sujeito único não têm ainda expressão na investigação realizada em Portugal nos domínios da educação especial e da intervenção precoce na infância.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: With a quantitative and experimental nature, single-subject research designs are a group of rigorous scientific methods, internationally recognized as sources of data that can be used to establish evidencebased practices in special education. This study aimed to describe the main characteristics of and quality criteria for this type of research designs, to discuss their usefulness in special education and early childhood intervention, and to investigate their incidence in the research conducted in Portugal in these fields. Based on a systematic search in national publications in the fields of special education, education, and psychology, and in scientific and general online search engines, only five master thesis that used single-subject designs were identified, suggesting that, despite their potential, these research designs are still virtually inexistent in the research conducted, in Portugal, in the fields of special education and early childhood intervention.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, XIX(1), 167-178.pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6436
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectDesenhos de investigação de sujeito únicopt_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subjectIntervenção precoce na infânciapt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectEarly childhood interventionpt_PT
dc.subjectSingle-subjectpt_PT
dc.subjectResearch designspt_PT
dc.subjectSpecial educationpt_PT
dc.titleDesenhos de investigação de sujeito único em educação especialpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage178pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage167pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volumeXXIXpt_PT
person.familyNameSerpa Pimentel
person.givenNameJúlia
person.identifier.ciencia-id2B16-E65A-56BD
person.identifier.orcid0000-0002-1792-2592
person.identifier.orcid0000-0002-3194-9660
person.identifier.scopus-author-id7006096030
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication342501d8-ace1-4df4-bf4f-547b0e5bd25b
relation.isAuthorOfPublication6233b0ac-1918-4f7a-8eab-8208cd2bc9e4
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery342501d8-ace1-4df4-bf4f-547b0e5bd25b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AP_29(1)_167.pdf
Size:
108.39 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: