Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Diferenças de género no autoconceito artístico e a sua relação com a auto-estima em estudantes do ensino secundário

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

De forma geral, as diferenças de género no autoconceito dos sujeitos tendem a revelar um efeito de estereótipo, onde se mostra que as raparigas apresentam, entre outros domínios, níveis superiores nos domínios artísticos do autoconceito.O presente estudo teve como objectivo verificar o efeito da variável género nos níveis de autoconceito artístico e a sua relação com a auto-estima em jovens do ensino artístico e regular. Participaram no estudo 226 adolescentes que responderam a uma escala de autoconceito e auto-estima (Peixoto & Almeida, 1999) e à adaptação portuguesa da escala de autoconceito artístico de Vispoel (1993). Foram evidenciadas diferenças significativas entre os géneros para os domínios do autoconceito artístico, favorecendo as raparigas. Porém, quando analisado o efeito de interacção entre o género e o tipo de ensino frequentado, verificam-se diferenças menos evidentes para os rapazes e raparigas do ensino artístico. Verificou-se, ainda que com resultados moderados, diferenças nas relações entre domínios específicos do autoconceito artístico e a auto-estima consoante o género.

Description

Keywords

Citation

In Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugés de Psicopedagoxia (pp. 1859-1871). A Coruña: Universidade da Coruña

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade da Coruña

CC License