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Avaliação de desempenho – Um estudo de caso aplicado numa instituição de ensino

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorAndrade, Luís José Nunes
dc.contributor.authorNunes, Carla Sofia Faustino
dc.date.accessioned2017-02-13T19:37:51Z
dc.date.available2017-02-13T19:37:51Z
dc.date.issued2016
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre em Psicologia especialidade em Psicologia Social e das Organizações.pt_PT
dc.description.abstractA avaliação de desempenho é uma prática de recursos humanos enraizada no seio das nossas organizações, por isso é fundamental estudar a satisfação dos funcionários com o processo de avaliação, uma vez que se não estiverem satisfeitos com o sistema, compromete a eficácia do mesmo. O presente estudo de caso tem como objetivo central avaliar a reação mais estudada ao processo de avaliação, neste caso a satisfação, nomeadamente com o sistema de gestão de desempenho, avaliador, última avaliação e entrevista. Um outro objetivo deste estudo consta em analisar a perceção que os colaboradores têm sobre as competências comportamentais em que são avaliados, se percecionam que as competências são avaliadas de forma adequada e a importância que atribuem para um bom desempenho das suas funções. Como o estudo de caso foi efetuado numa Organização em que o pretendido é efetuar uma revisão ou evolução do sistema de gestão de desempenho atual, foi efetuado um levantamento de opiniões dos funcionários, caso o atual sistema evolua para 180 ou 360 graus. Os resultados sugerem que as competências comportamentais mais importantes e avaliadas adequadamente são qualidade de serviço, inspirar confiança e orientação para o cliente. Relativamente às reações do processo de avaliação, as variáveis que mais influenciam a satisfação global com o sistema, são as reações com o sistema de gestão de desempenho e última avaliação.pt_PT
dc.description.abstractThe performance appraisal system is a practice of human resources truly rooted in our organizations. It is fundamental to study the employes satisfaction with the perfomance appraisal because in case of dissatisfaction the effectiveness of the system is compromised. The main objective on this study is assess the degree of employee satisfaction with the performance appraisal system. Other objectives is to analyse the behavorial skills in which the employees are evaluated and if this system is suitable and important for them. Finally it has been made a prospects survey of the employees in case the perfomance appraisal changes to 180 or 360 degree. The results suggest that the most important and evaluated behavorial skills are the service quality, the confindence and guidance for the client. Regarding the reactions to the performance appraisal system, the variables that most influence the global system satisfaction are satisfaction with appraisal system and satisfaction with performance ratings.pt_PT
dc.identifier.tid201566281pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5258
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectSistema de gestão do desempenhopt_PT
dc.subjectReações ao processo de avaliaçãopt_PT
dc.subjectSatisfação com o processo de avaliaçãopt_PT
dc.subjectPerformance appraisal systempt_PT
dc.subjectPerformance appraisal reactionspt_PT
dc.subjectSatisfactionpt_PT
dc.titleAvaliação de desempenho – Um estudo de caso aplicado numa instituição de ensinopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologiapt_PT

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