Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Intervenções do terapeuta que promovem a transição para momentos de maior Profundidade Experiencial do cliente em sessão de psicoterapia

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
4923.pdf1.41 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

1º ARTIGO--- Enquadramento: Na identificação das intervenções que ocorrem durante o processo terapêutico, a MULTI é uma medida transteórica global, abrangendo oito orientações terapêuticas, com versões para a perspetiva do terapeuta, do observador e do paciente, e amplamente utilizada ao nível da sessão, contribuindo para o desenvolvimento da investigação sobre os processos de mudança promovidos pelas intervenções terapêuticas e subsequentemente para a prática clínica. Não obstante o seu potencial, não existe na literatura uma compilação organizada dos estudos que utilizaram a MULTI. Objetivo: Organizar uma estrutura de classificação dos estudos que aplicaram a MULTI (McCarthy e Barber, 2009) e a MULTI-30 (Solomonov et al., 2018). Método: Foi efetuada uma pesquisa nas bases de dados eletrónicas PsycInfo, PsycArticles, Psychology and Behavioral Sciences Collection, Academic Search Complete, Academic Search Complete, ResearchGate e na NCBI com as palavras-chave MULTI or The Multitheoretical List of Therapeutic Interventions, e Kevin, McCarthy or Jacques, Barber or Solomonov, Nili. Resultados: Os 17 estudos selecionados foram classificados em três temas principais, sobre variáveis que influenciam as intervenções dos terapeutas, a relação das intervenções típicas das abordagens terapêuticas com os resultados do tratamento e com variáveis de cliente ou de processo. Conclusões: A MULTI revelou ser uma medida válida para classificar intervenções do terapeuta, sejam específicas das abordagens ou fatores comuns, utilizadas em diversos tipos de tratamento e de patologias. As suas caraterísticas facilitam as investigações que considerem técnicas de uma ou de várias abordagens e uma ou mais perspetivas de avaliação e o respetivo efeito no processo ou no resultado.
Framework: In the identification of interventions that occur during the therapeutic process, MULTI is a global pantheistic measure, covering eight therapeutic guidelines, with versions for the perspective of the therapist, observer and patient, and widely used at session level, contributing to the development of research on the processes of change promoted by therapeutic interventions and subsequently to clinical practice. Despite its potential, there is no organised compilation of studies using MULTI in the literature. Purpose: Organise a classification structure of studies that have applied MULTI (McCarthy e Barber, 2009) and MULTI-30 (Solomonov et al., 2018). Method: A search was made in the electronic databases PsycInfo, PsycArticles, Psychology and Behavioral Sciences Collection, Academic Search Complete, Academic Search Complete, ResearchGate and in NCBI with the keywords MULTI or The Multitheoretical List of Therapeutic Interventions, and Kevin, McCarthy or Jacques, Barber or Solomonov, Nili. Results: The 17 selected studies were classified into three main themes, on the variables that influence therapists' interventions, typical therapeutic approaches interventions with treatment outcomes and with client or process variables. Conclusions: MULTI proved to be a valid measure to classify therapist's interventions, either specific to the approaches or common factors, used in several types of treatment and pathologies. Its characteristics facilitate investigations that consider techniques of one or several approaches and one or more perspectives of evaluation and their effect on the process or therapeutic outcome.
2ª ARTIGO--- Enquadramento: Os fatores facilitadores da mudança do paciente têm sido alvo de diversos estudos, emergindo as intervenções do terapeuta como um dos fatores de maior impacto. Não obstante, não existem estudos de microprocesso que analisem o impacto das intervenções terapêuticas no Experiencing e como pode ser facilitado pelo terapeuta. Objetivo: Identificar as intervenções do terapeuta associadas à mudança experiencial do cliente. Método: Foram analisadas 20 sessões individuais, gravadas em vídeo, da American Psychological Association (APA), de 10 abordagens terapêuticas. A MULTI foi utilizada para classificar as intervenções e a EXP para registar, minuto a minuto, os níveis de profundidade experiencial e identificar as transições de Experiencing baixo para elevado. Posteriormente, foram analisadas as intervenções que antecederam aquelas transições. Resultados: Algumas intervenções foram utilizadas por todos os terapeutas, mesmo não sendo caraterísticas do modelo de referência. Ocorreram 92 momentos de mudança experiencial, promovidos por um ou mais de 34 tipos de intervenções, com prevalência da paráfrase, da exploração de emoções evitadas e de significados pessoais, incluindo sobre a sessão, das intervenções empáticas, de acolhimento e aceitação, da escuta ativa, do foco num tema específico das relações do cliente, apresentando cada terapeuta um perfil próprio na promoção da mudança para Experiencing elevado. Discussão: As intervenções facilitadoras do elevado Experiencing pertencem a diferentes abordagens e são utilizadas responsivamente pelos terapeutas, em linha com os estudos nestes âmbitos. Como predominantes, emergem intervenções que não focam diretamente as emoções ou não são as mais típicas neste processo.
Framework: The facilitators of patient change have been the subject of several studies, with the therapist's interventions emerging as one of the factors of greater impact. However, there are no micro-process studies that analyse the impact of therapeutic interventions on Experiencing and how it can be facilitated by the therapist. Purpose: Identify the therapist's interventions associated with the client's experiential change. Method: Twenty individual videotaped sessions of the American Psychological Association (APA) on 10 therapeutic approaches were analysed. MULTI was used to classify interventions and EXP to record, minute by minute, experiential depth levels and identify transitions from low to high Experiencing. Subsequently, were analysed the interventions preceding those transitions. Results: Some interventions were used by all therapists, even though they were not characteristic of the reference model. There were 92 moments of experiential change, promoted by one or more than 34 types of interventions, with the prevalence of paraphrasing, the exploration of avoided emotions and personal meanings, including about the session, empathetic interventions, welcoming and accepting, active listening, focusing on a specific theme of the client's relationships, expressing each therapist's own profile in promoting change to high Experiencing. Discussion: The interventions that facilitate high Experiencing belong to different approaches and are used responsibly by therapists, in line with studies in these fields. The predominant interventions in transitions do not directly focus on emotions or are not the most typical in Experiencing.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário, para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica

Keywords

MULTI The Multitheoretical List of Therapeutic Interventions Intervenções terapêuticas Invetigação de processos Revisão de literatura. Therapeutic interventions Process research Literature review Experiencing Scale EXP Intervenção Terapêutica Processo de mudança Experiencing Processo terapêutico Psicoterapia Microprocesso Psychotherapy Change Process Microprocess

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue