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- Intervenções do terapeuta que promovem a transição para momentos de maior Profundidade Experiencial do cliente em sessão de psicoterapiaPublication . Faria, Helena Maria Rosado; Pires, António Augusto Pazo1º ARTIGO--- Enquadramento: Na identificação das intervenções que ocorrem durante o processo terapêutico, a MULTI é uma medida transteórica global, abrangendo oito orientações terapêuticas, com versões para a perspetiva do terapeuta, do observador e do paciente, e amplamente utilizada ao nível da sessão, contribuindo para o desenvolvimento da investigação sobre os processos de mudança promovidos pelas intervenções terapêuticas e subsequentemente para a prática clínica. Não obstante o seu potencial, não existe na literatura uma compilação organizada dos estudos que utilizaram a MULTI. Objetivo: Organizar uma estrutura de classificação dos estudos que aplicaram a MULTI (McCarthy e Barber, 2009) e a MULTI-30 (Solomonov et al., 2018). Método: Foi efetuada uma pesquisa nas bases de dados eletrónicas PsycInfo, PsycArticles, Psychology and Behavioral Sciences Collection, Academic Search Complete, Academic Search Complete, ResearchGate e na NCBI com as palavras-chave MULTI or The Multitheoretical List of Therapeutic Interventions, e Kevin, McCarthy or Jacques, Barber or Solomonov, Nili. Resultados: Os 17 estudos selecionados foram classificados em três temas principais, sobre variáveis que influenciam as intervenções dos terapeutas, a relação das intervenções típicas das abordagens terapêuticas com os resultados do tratamento e com variáveis de cliente ou de processo. Conclusões: A MULTI revelou ser uma medida válida para classificar intervenções do terapeuta, sejam específicas das abordagens ou fatores comuns, utilizadas em diversos tipos de tratamento e de patologias. As suas caraterísticas facilitam as investigações que considerem técnicas de uma ou de várias abordagens e uma ou mais perspetivas de avaliação e o respetivo efeito no processo ou no resultado.
- Significado, empatia e autocompaixão : o impacto da prática de teatro playback nos atoresPublication . Vicente, Bernardo Viana Maya; Gonzalez, António José César de AlmeidaO Teatro Playback (TP) tem como bases concetuais várias premissas que visam promover o bem-estar. Não sendo uma terapia, o TP tem potencial para ser terapêutico. O significado surge como integrante do bem-estar e como base concetual do TP. A autocompaixão está relacionada com o bem-estar e, teoricamente, a compaixão dirigida para si mesmo ou para o Outro, é um elo importante para o impacto das histórias recriadas em palco. Sendo uma parte essencial do TP, a empatia tem sido estudada ainda que a literatura não seja unívoca acerca do seu impacto do TP. Contudo, não existe investigação dirigida aos atores de TP (playbackers) e os efeitos ao nível do bem-estar deste tipo de teatro continuam por ser explorados de modo rigoroso. Este estudo (N = 95) investigou os efeitos que a prática dos atores de TP (n = 25) poderia ter sobre as variáveis de Significado, Empatia e Autocompaixão, comparativamente à prática de outros atores (Não-Playback; n = 29) e a um grupo de Controlo (n = 41), através do preenchimento de 3 escalas quantitativas. Realizaram-se também regressões lineares entre os anos de prática em TP e as variáveis Significado, Empatia e Autocompaixão, repetindo-se o mesmo para os outros tipos de teatro. Observou-se que os playbackers obtiveram maiores níveis de empatia; os atores de outros tipos de teatro apresentam maiores níveis de significado. Não se concluiu qualquer efeito nos níveis de autocompaixão, nem qualquer relação entre os anos de prática de teatro (Playback e Não-Playback) e as restantes variáveis.