Repository logo
 
Publication

Mestrado em educação pré-escolar: construção partilhada da identidade profissional

dc.contributor.authorBrito, Ana Teresa
dc.contributor.authorGlória, Ana Rita
dc.contributor.authorAmaral, Cátia
dc.contributor.authorJesus, Raquel
dc.date.accessioned2019-05-15T18:12:17Z
dc.date.available2019-05-15T18:12:17Z
dc.date.issued2019-04
dc.description.abstractA Unidade Curricular de Prática Supervisionada em Jardim-de-Infância tem lugar na etapa final do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Em articulação com o Seminário de Intervenção e Investigação, o seu principal objetivo é potenciar o desenvolvimento de uma prática profissional reflexiva e de qualidade. Pretende-se que as/os estudantes articulem modelos teóricos e de prática pedagógica, sustentados na investigação e na reflexão crítica partilhada; criem competências de tomada de decisão no contexto das suas opções pedagógicas, de modo fundamentado e refle xivo; e que sejam, progressivamente, capazes de orga - nizar ambientes de aprendiza gem de qualidade, respeitando e promovendo a iden - tidade individual, cultural e social das crianças e adultos com quem desenvolvem a sua ação. Nesta comunicação, a docente responsável pela unidade curricular e três estu - dantes finalistas, suas orientandas, apresentam uma reflexão critica partilhada sobre o percurso experienciado nos eixos fundamentais em que a unidade curricular se ancora: (1) Seminários: apresentação, análise e discussão de situações reais; pesquisa sobre temas necessários à compreensão das situações e ao delineamento de ações educativas; (2) Supervisão pedagógica: apoio individual; discussão e reflexão sobre problemas/dúvidas, estratégias e metodologias; (3) Orientação Tutorial: apoio na (a) construção de uma investigação/intervenção decorrente da experiência e das atividades desenvolvidas no estágio; (b) articulação entre as práticas educativas e a intencionalidade pedagógica; (c) cons - trução da identidade profissional. A análise de registos escritos, durante e sobre o processo, e os focus groups/grupos de discussão realizados, traduzem a relevância de refletir partilhadamente sobre o processo de aprendizagem vivido para a construção ativa da profissionalidade.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (213-230). Lisboa: Edições ISPA.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-55-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7044
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10400.12/6995pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEstratégias de ensinopt_PT
dc.subjectLíngua portuguesapt_PT
dc.subjectFeedbackpt_PT
dc.titleMestrado em educação pré-escolar: construção partilhada da identidade profissionalpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage230pt_PT
oaire.citation.startPage219pt_PT
oaire.citation.titleAtas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educaçãopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ATAS-XIV-CI-PsicologiaEducacao 219-230.pdf
Size:
111.23 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: