Publication
Mestrado em educação pré-escolar: construção partilhada da identidade profissional
dc.contributor.author | Brito, Ana Teresa | |
dc.contributor.author | Glória, Ana Rita | |
dc.contributor.author | Amaral, Cátia | |
dc.contributor.author | Jesus, Raquel | |
dc.date.accessioned | 2019-05-15T18:12:17Z | |
dc.date.available | 2019-05-15T18:12:17Z | |
dc.date.issued | 2019-04 | |
dc.description.abstract | A Unidade Curricular de Prática Supervisionada em Jardim-de-Infância tem lugar na etapa final do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Em articulação com o Seminário de Intervenção e Investigação, o seu principal objetivo é potenciar o desenvolvimento de uma prática profissional reflexiva e de qualidade. Pretende-se que as/os estudantes articulem modelos teóricos e de prática pedagógica, sustentados na investigação e na reflexão crítica partilhada; criem competências de tomada de decisão no contexto das suas opções pedagógicas, de modo fundamentado e refle xivo; e que sejam, progressivamente, capazes de orga - nizar ambientes de aprendiza gem de qualidade, respeitando e promovendo a iden - tidade individual, cultural e social das crianças e adultos com quem desenvolvem a sua ação. Nesta comunicação, a docente responsável pela unidade curricular e três estu - dantes finalistas, suas orientandas, apresentam uma reflexão critica partilhada sobre o percurso experienciado nos eixos fundamentais em que a unidade curricular se ancora: (1) Seminários: apresentação, análise e discussão de situações reais; pesquisa sobre temas necessários à compreensão das situações e ao delineamento de ações educativas; (2) Supervisão pedagógica: apoio individual; discussão e reflexão sobre problemas/dúvidas, estratégias e metodologias; (3) Orientação Tutorial: apoio na (a) construção de uma investigação/intervenção decorrente da experiência e das atividades desenvolvidas no estágio; (b) articulação entre as práticas educativas e a intencionalidade pedagógica; (c) cons - trução da identidade profissional. A análise de registos escritos, durante e sobre o processo, e os focus groups/grupos de discussão realizados, traduzem a relevância de refletir partilhadamente sobre o processo de aprendizagem vivido para a construção ativa da profissionalidade. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (213-230). Lisboa: Edições ISPA. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-55-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/7044 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Edições ISPA | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10400.12/6995 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Estratégias de ensino | pt_PT |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_PT |
dc.subject | Feedback | pt_PT |
dc.title | Mestrado em educação pré-escolar: construção partilhada da identidade profissional | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 230 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 219 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |