Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
111.23 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A Unidade Curricular de Prática Supervisionada em Jardim-de-Infância
tem lugar na etapa final do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Em articulação
com o Seminário de Intervenção e Investigação, o seu principal objetivo é
potenciar o desenvolvimento de uma prática profissional reflexiva e de qualidade.
Pretende-se que as/os estudantes articulem modelos teóricos e de prática
pedagógica, sustentados na investigação e na reflexão crítica partilhada; criem
competências de tomada de decisão no contexto das suas opções pedagógicas, de
modo fundamentado e refle xivo; e que sejam, progressivamente, capazes de orga -
nizar ambientes de aprendiza gem de qualidade, respeitando e promovendo a iden -
tidade individual, cultural e social das crianças e adultos com quem desenvolvem
a sua ação.
Nesta comunicação, a docente responsável pela unidade curricular e três estu -
dantes finalistas, suas orientandas, apresentam uma reflexão critica partilhada
sobre o percurso experienciado nos eixos fundamentais em que a unidade
curricular se ancora: (1) Seminários: apresentação, análise e discussão de situações
reais; pesquisa sobre temas necessários à compreensão das situações e ao
delineamento de ações educativas; (2) Supervisão pedagógica: apoio individual;
discussão e reflexão sobre problemas/dúvidas, estratégias e metodologias; (3)
Orientação Tutorial: apoio na (a) construção de uma investigação/intervenção
decorrente da experiência e das atividades desenvolvidas no estágio; (b)
articulação entre as práticas educativas e a intencionalidade pedagógica; (c) cons -
trução da identidade profissional.
A análise de registos escritos, durante e sobre o processo, e os focus groups/grupos
de discussão realizados, traduzem a relevância de refletir partilhadamente sobre o
processo de aprendizagem vivido para a construção ativa da profissionalidade.
Description
Keywords
Estratégias de ensino Língua portuguesa Feedback
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (213-230). Lisboa: Edições ISPA.
Publisher
Edições ISPA