Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O papel moderador da regulação emocional na relação entre o contágio emocional e o rendimento desportivo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
26450_cláudia borges_dissertação.pdf389.56 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A presente dissertação teve como objetivo estudar a relação do contágio emocional e do rendimento desportivo (negativa para o contágio de emoções negativas e positiva para o contágio de emoções positivas) bem como o papel moderador da regulação emocional, nesta relação. Estas variáveis são importantes para o estudo proposto pois ajudam a entende qual a influência dos aspetos psicológicos no rendimento dos atletas, de forma a dar um maior suporte na otimização destes resultados. A amostra do presente estudo foi constituída por 226 participantes, com idades compreendidas entre os 12 e os 33 anos (M = 18.7, DP = 4.08). Os participantes deste estudo preencheram um questionário online: Escala de Contágio Emocional (ECE), Questionário de Perceção de Rendimento Desportivo (QPRD) e Escala de Regulação Emocional (ERE). Os resultados revelam que não existe correlação significativa entre o contágio emocional e o rendimento percebido dos atletas; por oposição, é visível uma correlação positiva entre a regulação emocional e o rendimento desportivo, na dimensão de reavaliação de regulação emocional. Para a moderação, os resultados não suportam a hipótese no sentido que o efeito do contágio emocional sobre o rendimento desportivo é positivo nos indivíduos que têm uma elevada capacidade de supressão na regulação emocional. Outra perspetiva confirma que quanto maior é o contágio emocional negativo pior é a perceção dos indivíduos face ao rendimento desportivo. Os resultados das correlações entre o contágio emocional e o rendimento diferem entre géneros, sendo que as mulheres demonstram ser mais propensas a ser contagiadas emocionalmente, tendo reflexo no seu rendimento desportivo.
ABSTRACT: The present thesis intended to research the relationship between emotional contagion and sports performance (negative for the contagion of negative emotions and positive for the contagion of positive emotions) as well as the role of emotional regulation as moderator in this relationship. These variables are important for this research since they can help to understand the influence of psychological aspects in the sports performance of athletes, so that they can support better the optimization of the results. The current study included 226 participants, with ages in the range of 12-33 years (Avg = 18.7, StdDev = 4.08). The participants of this study filled an online survey: Emotional contagion scale, Sports performance perception questionary, and emotional regulation scale. The results obtained suggest that there is no significant correlation between emotional contagion and performance perceived by the athletes; in contrast, it was observed a positive correlation between emotional regulation and sport performance, regarding revaluation of emotional regulation. Concerning moderation, the results do not support the hypothesis of this study, given that the effect of emotional regulation on sport performance is positive in individuals that present a higher ability to suppress emotional regulation. Another perspective confirms that the bigger the negative emotional contagion the worst the individuals perceive sport performance. When correlating emotional contagion and sport performance, it was observed that the results differ per gender. Women demonstrated to be more prone to emotional contagion than men, affecting their sport performance.

Description

Dissertação de Mestrado realizada sob a orientação do Professor Doutor Pedro Almeida, apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Social e das Organizações.

Keywords

Contágio emocional Regulação emocional Rendimento desportivo Emotional contagion Emotional regulation Sport performance

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue