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Perceções sobre Práticas em Intervenção Precoce: do Real ao Ideal
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pimentel, Júlia van Zeller de Serpa | |
dc.contributor.author | Santos, Maria Guiomar Martins de Almeida | |
dc.date.accessioned | 2017-02-22T12:48:26Z | |
dc.date.available | 2017-02-22T12:48:26Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre na Especialidade de Psicologia Educacional. | pt_PT |
dc.description.abstract | A eficácia de Programas de Intervenção Precoce na Infância (IPI) contribui para sustentar os alicerces de uma sociedade inclusiva, respondendo às necessidades individuais de todas as crianças que deste serviço possam usufruir, respeitando a diversidade (Saramago, 2011). A presente dissertação teve como foco de estudo a caracterização e análise das perceções das práticas dos profissionais da Intervenção Precoce. Este estudo encontra-se relacionado com um projeto recente – Intervir mais, intervir melhor (IM2) - implementado pela Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP), com o objetivo de promover práticas de qualidade em Intervenção Precoce na Infância através do Sistema Nacional de Intervenção Precoce (SNIPI). Para a recolha de dados recorremos à análise de 360 questionários preenchidos por profissionais de Equipas Locais de Intervenção Precoce (ELI) e à observação de práticas no âmbito de uma ELI. O questionário usado - Perceções dos Profissionais das ELI sobre as suas Práticas (PPELIP), solicita aos respondentes que comparem as perceções das suas práticas, na tentativa de analisar a distância existente entre o tipo de intervenção que se implementa e aquele que deveria ser implementado através das recomendações. Os resultados demonstram que existe ainda alguma distância entre perceções das práticas reais e as ideais. Quanto às observações, podemos encontrar harmonia nas respostas obtidas e nos nossos registos. Podemos concluir que o caminho para uma intervenção centrada na família está cada vez mais próximo, apesar de existirem ainda algumas abordagens que se afastam das recomendações a nível internacional, havendo por isso ainda um longo caminho a ser percorrido. | pt_PT |
dc.description.abstract | Early Childhood Intervention Programs contribute to sustain the foundation of an inclusive society, responding to the individual needs of all children that can benefit from this service and respecting their diversity (Saramago, 2011). The main focus of this work is to characterize and analyze professional’s perceptions about their practices. This study is related to a recent Project - Intervir mais, intervir melhor (IM2) – implemented by Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP). IM2 intends to promote the quality of Early Childhood Intervention practices, within the Sistema Nacional de Intervenção Precoce (SNIPI). To collect data, we analyzed questionnaires filled by 360 professionals, working in Early Intervention local teams. We also observed professionals of an Early Intervention Local Team, working with 3 children and their families. We used a questionnaire - Perceções dos Profissionais das ELI sobre as suas Práticas (PPELIP) – in order to know professional’s perceptions concerning their real and ideal practices and analyze the gap between the real and ideal (international recommended practices). The results showed that there is still some distance between the real and ideal perceptions of the practices. From our observations, its possible to find coherence between the answers given by the intervenients and what was observed. We can conclude that family-centered intervention is closer, despite the fact that there are still some approaches that do not follow international recommendations and implement mostly child-centered early intervention. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201560801 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5291 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Intervenção precoce | pt_PT |
dc.subject | Perceções de profissionais | pt_PT |
dc.subject | Práticas de intervenção precoce | pt_PT |
dc.subject | Early intervention | pt_PT |
dc.subject | Professional’s perceptions | pt_PT |
dc.subject | Early intervention practices | pt_PT |
dc.title | Perceções sobre Práticas em Intervenção Precoce: do Real ao Ideal | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia | pt_PT |