Repository logo
 
Publication

“Me(i)a culpa, crescer sem liberdade” : Um estudo fenomenológico da experiência de institucionalização num centro educativo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorRodrigues, Vitor Amorim
dc.contributor.authorPereira, Inês Sousa Coutinho Outeiro
dc.date.accessioned2016-04-16T10:18:05Z
dc.date.available2016-04-16T10:18:05Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo descrever, explorar e compreender a experiência subjetiva dos jovens delinquentes institucionalizados, num regime de internamento, em Centros Educativos. Assim, é através da visão e dos sentimentos dos adolescentes institucionalizados, que se visa investigar o sentido da experiência deste fenómeno. A metodologia aplicada insere-se numa investigação qualitativa de natureza fenomenológica, pelo que é utilizado o método fenomenológico de Amedeo Giorgi, no sentido de se alcançar uma descrição final com os constituintes essenciais e invariáveis desta experiência subjetiva. A amostra é constituída por cinco participantes, do sexo masculino e feminino, com idades compreendidas entre os 16 e os 19 anos. Os participantes encontram-se em regime de internamento aberto e semi-aberto, no Centro Educativo. Os resultados deste estudo indicam a perceção de uma influência negativa, tanto social como familiar, para a delinquência e uma consciencialização do motivo pelo qual os jovens foram institucionalizados, apesar de não terem claro o sentimento de justiça face à medida que lhes foi aplicada. Na vivência do internamento, a privação da liberdade conduz a uma vulnerabilidade emocional e os sentimentos de arrependimento, mudança, adaptação e gratidão face ao Centro são percetíveis. Por outro lado, é sentido pelos jovens, na experiência de institucionalização uma contestação quanto às regras do Centro. Assim, compreende-se que este fenómeno é bastante complexo e afeta várias dimensões do sujeito.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The present study aims to describe, explain and understand the subjective experience of institutionalized juvenile delinquents in a Correctional Facility. Thus, it is through the vision and feeling of institutionalized adolescents, that is investigated the meaning of the experience of this phenomenon. The methodology used in this study is based in a qualitative research of phenomenological nature and, in that way, the phenomenological method by Amedeo Giorgi is used. This method aims to achieve a final description with the essential and invariable constituents of this subjective experience. The sample consists in five participants, male and female, aged 16 to 19 years of age. The participants are incarcerated in open and semi-open conditions, at a Correctional Facility. The results indicate a perceived negative influence, both social and familiar, for delinquency and an awareness of the reason of why they were institutionalized, although they don’t have clear sense of justice towards the measure which they were sentenced. While incarcerated, the deprivation of freedom leads to an emotional vulnerability and, it is noticeable, feelings of repentance, change, adaptation and gratitude towards the Facility. On the other hand, it is felt, by the institutionalized juvenile, an unpleasantness headed towards the Facility's rules. Thus, it is understood that this phenomenon, of the experience of juvenile institutionalization, is very complex and it affects multiple dimensions of the subject.pt_PT
dc.identifier.tid201037424pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4557
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDelinquência juvenilpt_PT
dc.subjectInstitucionalizaçãopt_PT
dc.subjectAdolescênciapt_PT
dc.subjectJustiça juvenilpt_PT
dc.subjectFenomenologiapt_PT
dc.subjectExperiência vividapt_PT
dc.subjectJuvenile delinquencypt_PT
dc.subjectInstitutionalizationpt_PT
dc.subjectAdolescencept_PT
dc.subjectJuvenile justicept_PT
dc.subjectPhenomenologypt_PT
dc.subjectLived experiencept_PT
dc.title“Me(i)a culpa, crescer sem liberdade” : Um estudo fenomenológico da experiência de institucionalização num centro educativopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
20229.pdf
Size:
1.99 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: