Repository logo
 
Publication

Desempenho e satisfação no trabalho: O suporte organizacional como fator principal na mitigação de comportamentos contraprodutivos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologia
datacite.subject.sdg08:Trabalho Digno e Crescimento Económico
dc.contributor.advisorCaetano, António
dc.contributor.authorAlves, Sara Isabel Ferreira
dc.date.accessioned2025-03-06T12:10:18Z
dc.date.available2025-03-06T12:10:18Z
dc.date.issued2024-11
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no Ispa - Instituto Universitário, para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Social e das Organizações
dc.description.abstractEste estudo investigou a influência do Suporte Organizacional, da Eficácia Percebida da Liderança, da Autonomia, da Incerteza no Trabalho e da Satisfação no Trabalho no desempenho e comportamento dos colaboradores, com foco no Comportamento Contraprodutivo, Comportamento Negligente e Desempenho de Tarefa. A relevância destas variáveis surge da necessidade crescente das organizações em equilibrar o bem-estar dos seus profissionais com a maximização do desempenho. O estudo foi realizado com uma amostra de 174 colaboradores provenientes de diferentes setores de atividade, utilizando um desenho transversal, e baseou-se na aplicação de questionários para recolher dados quantitativos sobre as perceções dos participantes. Os resultados mostraram que tanto o Suporte Organizacional quanto a Eficácia Percebida da Liderança são preditores significativos do Comportamento Contraprodutivo, embora a liderança tenha uma influência marginal. Apesar de a autonomia ser frequentemente associada a um aumento na satisfação profissional, não foi encontrada uma relação significativa com o Comportamento Contraprodutivo. A incerteza no trabalho, por outro lado, mostrou-se positivamente correlacionada com comportamentos contraprodutivos, tal como esperado. Curiosamente, o estudo revelou uma correlação positiva entre o Comportamento Negligente e os níveis de Satisfação no Trabalho, o que contraria a suposição de uma relação negativa e sugere a necessidade de uma investigação mais aprofundada sobre esta dinâmica. Adicionalmente, os dados sublinham a importância de uma liderança eficaz na melhoria do Desempenho de Tarefa. De forma geral, os resultados deste estudo evidenciam a necessidade de um suporte organizacional consistente e de uma liderança eficaz para promover o desempenho dos colaboradores e mitigar comportamentos desviantes. Estes resultados sugerem intervenções práticas que abordem a incerteza e a perceção de suporte como formas de otimizar a satisfação e o desempenho dos trabalhadores.por
dc.description.abstractThis study investigated the influence of Organizational Support, Perceived Leadership Effectiveness, Autonomy, Job Uncertainty, and Job Satisfaction on employee performance and behavior, focusing on Counterproductive Behavior, Negligent Behavior, and Task Performance. The relevance of these variables arises from the growing need for organizations to balance employee well-being with the maximization of performance. The study was conducted with a sample of 174 employees from different sectors, using a cross-sectional design, and relied on questionnaires to collect quantitative data on participants' perceptions. The results showed that both Organizational Support and Perceived Leadership Effectiveness are significant predictors of Counterproductive Behavior, although leadership had a marginal influence. Despite autonomy often being associated with increased job satisfaction, no significant relationship was found with Counterproductive Behavior. On the other hand, job uncertainty was positively correlated with counterproductive behaviors, as expected. Interestingly, the study revealed a positive correlation between Negligent Behavior and Job Satisfaction levels, contradicting the assumption of a negative relationship and suggesting the need for further investigation into this dynamic. Additionally, the data underscore the importance of effective leadership in improving Task Performance. Overall, the findings of this study highlight the need for consistent organizational support and effective leadership to enhance employee performance and mitigate deviant behaviors. These results suggest practical interventions that address uncertainty and perceived support as ways to optimize employee satisfaction and performance.eng
dc.identifier.citationAlves, S. I. (2024). Desempenho e satisfação no trabalho: O suporte organizacional como fator principal na mitigação de comportamentos contraprodutivos [Dissertação de Mestrado]. Ispa - Instituto Universitário.
dc.identifier.tid203795318
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/13450
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectSuporte organizacional
dc.subjectComportamento contraprodutivo
dc.subjectSatisfação no trabalho
dc.subjectDesempenho
dc.subjectLiderança
dc.subjectOrganizational support
dc.subjectCounterproductive behavior
dc.subjectJob satisfaction
dc.subjectPerformance
dc.subjectLeadership
dc.titleDesempenho e satisfação no trabalho: O suporte organizacional como fator principal na mitigação de comportamentos contraprodutivospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social e das Organizações

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
27501_Sara_Alves_dissertação.pdf
Size:
509.08 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: