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Advisor(s)
Abstract(s)
Muitas crianças e jovens imigrantes têm insucesso escolar porque os currículos e os
professores não estão preparados para respeitar e valorizar as diferenças linguísticas e culturais
(Marques, 1997). Como consequência dessa lacuna, surge a desmotivação, a ausência e o
abandono escolar precoce. Do envolvimento das famílias depende, em boa parte, o aproveitamento
escolar dos alunos (Henderson,1987, Epstein, 1997, Davies et al., 1997, Zenhas, 2006, Sanches,
2007, Villas–Boas, 2000, Carvalho et al., 2006). O presente trabalho desenvolve-se no âmbito da
implementação de um projecto de mediação familiar em contexto escolar. O objecto deste estudo é
a análise de um estudo de caso: um Projecto de mediação familiar numa escola de Lisboa, num
Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP) com alunos provenientes de famílias
imigrantes de diversas nacionalidades e de vários níveis socioeconómicos e culturais. Teve como
objectivo identificar e descrever as estratégias implementadas com vista à promoção do maior
envolvimento das famílias na vida escolar dos alunos, especialmente dos que se encontravam em
risco do insucesso escolar, e verificar o seu impacto. A metodologia incluiu a realização de
entrevistas, a observação de campo e análises documentais. Os resultados mostraram que a
implementação de projectos nas escolas funciona como um instrumento de inclusão e inserção da
comunidade em geral e dos jovens em particular. O maior envolvimento familiar promove a coresponsabilização
no desenvolvimento escolar e social dos filhos, minimiza o insucesso e o
abandono escolar, e contribui ainda para uma efectiva melhoria na inclusão e no bem-estar das próprias famílias.
Description
Keywords
Pedagogical Context
Citation
n L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 231-240). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Superior