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Relações entre a psicologia e o direito: Análise de processos de adolescentes institucionalizados vítimas de maus-tratos
dc.contributor.author | Nobre, Liliana Margarida Rações | |
dc.date.accessioned | 2011-08-11T13:29:03Z | |
dc.date.available | 2011-08-11T13:29:03Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Psicologia Legal | por |
dc.description.abstract | Com este estudo pretende-se percepcionar as relações existentes entre a psicologia e o direito tendo por base a análise de processos de adolescentes institucionalizadas vítimas de maus-tratos. O facto de trabalhar neste tipo de instituições fez com que o interesse aumentasse sobre a forma como os vários discursos, as várias práticas e os diversos intervenientes podem influenciar a vida da criança/jovem acolhida, bem como a decisão proferida pelos magistrados. Este estudo pretende, pois, perceber como os técnicos observam e avaliam as crianças/jovens que são acolhidas em situação de Emergência e como os magistrados utilizam a informação fornecida pelos técnicos. Para tal foi recorreu-se ao arquivo morto de um Centro de Acolhimento Temporário/Emergência e pesquisou-se, de forma meticulosa, os vários documentos que compõem os processos. Identificaram-se 94 processos, tendo ficado 36 processos no corpus do estudo. Os 36 processos subdividiram-se em dois grupos distintos, consoante tivessem ou não informação acerca da criança/jovem aquando da institucionalização. Da análise do corpus percebeu-se que cada processo é constituído por vários documentos provenientes de diversas entidades que fazem parte da gestão do processo da criança/jovem institucionalizada. Considerando a variedade de entidades (e respectivos discursos) que intervêm em cada processo procurou-se destacar qual o discurso típico que é feito a propósito das crianças/jovens que são acolhidas neste tipo de instituição, recorrendo, para isso, à análise de conteúdo dos diversos documentos. Os resultados obtidos permitem perceber que existem diferentes práticas discursivas consoante as entidades envolvidas no processo. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/732 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | por |
dc.subject | Psicologia legal | por |
dc.subject | Adolescentes | por |
dc.subject | Direito | por |
dc.subject | Factores de risco | por |
dc.subject | Escolas institucionalizadas | por |
dc.subject | Abuso físico | por |
dc.subject | Legal psychology | por |
dc.subject | Adolescents | por |
dc.subject | Law | por |
dc.subject | Risk factors | por |
dc.subject | Institutional schools | por |
dc.subject | Physical abuse | por |
dc.title | Relações entre a psicologia e o direito: Análise de processos de adolescentes institucionalizados vítimas de maus-tratos | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |