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Olhar a escola e os outros: VivĂȘncias de alunos de 9Âș ano com atitudes de indisciplina

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Abstract(s)

A indisciplina Ă© uma das problemĂĄticas com que mais se deparam os profissionais ligados Ă  educação. As intervençÔes junto de adolescentes com atitudes de indisciplina em relação Ă  escola Ă©, em geral, complexa, nomeadamente porque estes alunos, muitas vezes, interpretam de formas diferentes os acontecimentos em que participam ou a que assistem. O objectivo deste estudo Ă© tentar olhar a escola atravĂ©s dos olhos dos alunos com atitudes de indisciplina procurando, atravĂ©s da anĂĄlise dos seus discursos, compreender a sua visĂŁo dos outros e do mundo e, simultaneamente, verificar a existĂȘncia de diferenças entre os discursos dos adolescentes com auto-estima baixa e elevada. Para este efeito, optou-se pela realização de um estudo qualitativo, de Ăąmbito exploratĂłrio, dentro do campo de uma abordagem fenĂłmeno lĂłgica. A população em estudo foi constituĂ­da por alunos do 9.° ano de escolaridade, a frequentar a Escola BĂĄsica dos 2.° e 3.° Ciclos Pedro Eanes Lobato, na Amora, com sucesso escolar no ano lectivo anterior e atitudes de indisciplina em relação Ă  escola. A amostra ficou constituĂ­da por 14 alunos, 6 com baixa auto-estima e 8 com auto-estima elevada, que concordaram em ser entrevistados no Ăąmbito deste trabalho. A recolha de dados foi efectuada atravĂ©s de entrevistas semi-estruturadas, gravadas em suporte ĂĄudio e posteriormente transcritas e submetidas a anĂĄlise de conteĂșdo. Embora nĂŁo podendo ser generalizados, os resultados apontam para diferenças entre os dois grupos, nomeadamente ao nĂ­vel da atribuição, interna ou externa, da responsabilidade pelas diferentes situaçÔes. Os adolescentes com auto-estima elevada referem situaçÔes de bom relacionamento com colegas e professores, sabendo explicar os factores que os levam a gostar mais ou menos de um professor, bem como as regras de conduta e de Ă©tica que devem guiar as relaçÔes entre os pares. Atribuem a si prĂłprios a responsabilidade pelas suas aprendizagens, escolhas e comportamentos, bem como pelos seus sucessos, que consideram fruto de um esforço. Os adolescentes com baixa auto-estima, pelo contrĂĄrio, assinalam sobretudo situaçÔes menos satisfatĂłrias, quer com colegas, por quem se sentem (ou jĂĄ sentiram) excluĂ­dos, quer com professores. Os seus problemas com os pares sĂŁo sobretudo devido Ă s caracterĂ­sticas ou atitudes dos colegas. Quanto aos professores, sĂŁo para eles parciais e rotuladores, criando situaçÔes de injustiça e favoritismo quer na avaliação, quer na ĂĄrea disciplinar. O processo de etiquetagem, para este alunos, influencia o julgamento dos professores. Os episĂłdios narrados pelos adolescentes deste grupo apresentam uma visĂŁo mais negativa das suas vivĂȘncias em contexto escolar do que as dos alunos com auto-estima elevada. O estudo aponta, assim, para uma relação entre o nĂ­vel de auto-estima destes alunos e a sua visĂŁo da escola e dos outros.

Description

Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional

Keywords

Psicologia educacional Instrumentos Escola Atitudes Auto-conceito AdolescĂȘncia Professores Disciplina na sala de aula Educacional psychology School Attitudes Self-concept Adolescence Teachers Classroom discipline

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Instituto Superior de Psicologia Aplicada

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