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Abstract(s)
A indisciplina Ă© uma das problemĂĄticas com que mais se deparam os profissionais ligados Ă educação. As intervençÔes junto de adolescentes com atitudes de indisciplina em relação Ă escola Ă©, em geral, complexa, nomeadamente porque estes alunos, muitas vezes, interpretam de formas diferentes os acontecimentos em que participam ou a que assistem. O objectivo deste estudo Ă© tentar olhar a escola atravĂ©s dos olhos dos alunos com atitudes de indisciplina procurando, atravĂ©s da anĂĄlise dos seus discursos, compreender a sua visĂŁo dos outros e do mundo e, simultaneamente, verificar a existĂȘncia de diferenças entre os discursos dos adolescentes com auto-estima baixa e elevada. Para este efeito, optou-se pela realização de um estudo qualitativo, de Ăąmbito exploratĂłrio, dentro do campo de uma abordagem fenĂłmeno lĂłgica.
A população em estudo foi constituĂda por alunos do 9.° ano de escolaridade, a frequentar a Escola BĂĄsica dos 2.° e 3.° Ciclos Pedro Eanes Lobato, na Amora, com sucesso escolar no ano lectivo anterior e atitudes de indisciplina em relação Ă escola. A amostra ficou constituĂda por 14 alunos, 6 com baixa auto-estima e 8 com auto-estima elevada, que concordaram em ser entrevistados no Ăąmbito deste trabalho.
A recolha de dados foi efectuada através de entrevistas semi-estruturadas, gravadas em suporte åudio e posteriormente transcritas e submetidas a anålise de
conteĂșdo.
Embora nĂŁo podendo ser generalizados, os resultados apontam para diferenças entre os dois grupos, nomeadamente ao nĂvel da atribuição, interna ou externa, da responsabilidade pelas diferentes situaçÔes. Os adolescentes com auto-estima elevada referem situaçÔes de bom relacionamento com colegas e professores, sabendo explicar os factores que os levam a gostar mais ou menos de um professor, bem como as regras de conduta e de Ă©tica que devem guiar as relaçÔes entre os pares. Atribuem a si prĂłprios a responsabilidade pelas suas aprendizagens, escolhas e
comportamentos, bem como pelos seus sucessos, que consideram fruto de um esforço.
Os adolescentes com baixa auto-estima, pelo contrĂĄrio, assinalam sobretudo situaçÔes menos satisfatĂłrias, quer com colegas, por quem se sentem (ou jĂĄ sentiram) excluĂdos, quer com professores. Os seus problemas com os pares sĂŁo sobretudo devido Ă s caracterĂsticas ou atitudes dos colegas. Quanto aos professores, sĂŁo para eles parciais e rotuladores, criando situaçÔes de injustiça e favoritismo quer na avaliação, quer na ĂĄrea disciplinar. O processo de etiquetagem, para este alunos, influencia o julgamento dos professores. Os episĂłdios narrados pelos adolescentes deste grupo apresentam uma visĂŁo mais negativa das suas vivĂȘncias em contexto escolar do que as dos alunos com auto-estima elevada.
O estudo aponta, assim, para uma relação entre o nĂvel de auto-estima destes alunos e a sua visĂŁo da escola e dos outros.
Description
Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
Keywords
Psicologia educacional Instrumentos Escola Atitudes Auto-conceito AdolescĂȘncia Professores Disciplina na sala de aula Educacional psychology School Attitudes Self-concept Adolescence Teachers Classroom discipline
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada