Publication
Estudo longitudinal do desempenho em leitura e perfis cognitivo-linguísticos de bons e maus leitores
dc.contributor.author | Martins, Margarida Alves | |
dc.contributor.author | Edlia Simões | |
dc.date.accessioned | 2019-04-29T10:15:42Z | |
dc.date.available | 2019-04-29T10:15:42Z | |
dc.date.issued | 2019-04 | |
dc.description.abstract | Tivemos como objectivo analisar a evolução do desempenho em leitura de bons e maus leitores do 1º ciclo e avaliar os seus perfis cognitivo-linguísticos. Participaram 60 crianças de 5 escolas da região de Lisboa. No final do 1º ano selecionámos 15 bons leitores e 15 maus leitores que reavaliamos no final do 2º ano. No final do 3º ano selecionámos 14 bons leitores e 16 maus leitores que reavaliámos no final do 4º ano. Usámos testes de leitura oral de palavras e testes de compreensão. Avaliámos a capacidade intelectual não-verbal, a memória verbal a curto-prazo, a capacidade de nomeação rápida, o vocabulário e as capacidades fonológicas dos participantes. Os resultados da leitura oral de palavras mostraram que os maus leitores atingem no final do 2º ano resultados equivalentes aos que os bons leitores tinham atingido no final do 1º ano. Quanto à evolução do 3º para o 4º ano os maus leitores, apesar de progredirem não atingem no final do 4º ano valores equivalentes aos que os bons leitores tinham no final do 3º ano. O mesmo se verifica para a compreensão leitora. Na compa - ração de perfis cognitivo-linguísticos verificámos diferenças significativas entre bons e maus leitores, apresentando os maus leitores competência inferior em todas as competências avaliadas excepto na capacidade intelectual não-verbal. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto UID/CED/04853/2013 FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia UID/CED/04853/2016 | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (187-202). Lisboa: Edições ISPA. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-54-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/7007 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Edições ISPA | pt_PT |
dc.relation | UID/CED/04853/2016 | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/6985 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Bons leitores | pt_PT |
dc.subject | Maus leitores | pt_PT |
dc.subject | Competências cognitivo-linguísticas | pt_PT |
dc.title | Estudo longitudinal do desempenho em leitura e perfis cognitivo-linguísticos de bons e maus leitores | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FCED%2F04853%2F2013/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 202 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 187 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo | pt_PT |
oaire.fundingStream | 5876 | |
person.familyName | Martins | |
person.givenName | Margarida | |
person.identifier.ciencia-id | 331B-1095-7D71 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2773-1634 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55663664300 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | c789a806-5edd-44af-852f-b2b0a7346db8 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | c789a806-5edd-44af-852f-b2b0a7346db8 | |
relation.isProjectOfPublication | 2a4ccf49-2629-442b-8206-60b519b2d1e1 | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 2a4ccf49-2629-442b-8206-60b519b2d1e1 |