Repository logo
 
Publication

Estudo longitudinal do desempenho em leitura e perfis cognitivo-linguísticos de bons e maus leitores

dc.contributor.authorMartins, Margarida Alves
dc.contributor.authorEdlia Simões
dc.date.accessioned2019-04-29T10:15:42Z
dc.date.available2019-04-29T10:15:42Z
dc.date.issued2019-04
dc.description.abstractTivemos como objectivo analisar a evolução do desempenho em leitura de bons e maus leitores do 1º ciclo e avaliar os seus perfis cognitivo-linguísticos. Participaram 60 crianças de 5 escolas da região de Lisboa. No final do 1º ano selecionámos 15 bons leitores e 15 maus leitores que reavaliamos no final do 2º ano. No final do 3º ano selecionámos 14 bons leitores e 16 maus leitores que reavaliámos no final do 4º ano. Usámos testes de leitura oral de palavras e testes de compreensão. Avaliámos a capacidade intelectual não-verbal, a memória verbal a curto-prazo, a capacidade de nomeação rápida, o vocabulário e as capacidades fonológicas dos participantes. Os resultados da leitura oral de palavras mostraram que os maus leitores atingem no final do 2º ano resultados equivalentes aos que os bons leitores tinham atingido no final do 1º ano. Quanto à evolução do 3º para o 4º ano os maus leitores, apesar de progredirem não atingem no final do 4º ano valores equivalentes aos que os bons leitores tinham no final do 3º ano. O mesmo se verifica para a compreensão leitora. Na compa - ração de perfis cognitivo-linguísticos verificámos diferenças significativas entre bons e maus leitores, apresentando os maus leitores competência inferior em todas as competências avaliadas excepto na capacidade intelectual não-verbal.pt_PT
dc.description.sponsorshipFCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto UID/CED/04853/2013 FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia UID/CED/04853/2016pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (187-202). Lisboa: Edições ISPA.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-54-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7007
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.relationUID/CED/04853/2016pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/6985pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectBons leitorespt_PT
dc.subjectMaus leitorespt_PT
dc.subjectCompetências cognitivo-linguísticaspt_PT
dc.titleEstudo longitudinal do desempenho em leitura e perfis cognitivo-linguísticos de bons e maus leitorespt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FCED%2F04853%2F2013/PT
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage202pt_PT
oaire.citation.startPage187pt_PT
oaire.citation.titleEducar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículopt_PT
oaire.fundingStream5876
person.familyNameMartins
person.givenNameMargarida
person.identifier.ciencia-id331B-1095-7D71
person.identifier.orcid0000-0002-2773-1634
person.identifier.scopus-author-id55663664300
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationc789a806-5edd-44af-852f-b2b0a7346db8
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc789a806-5edd-44af-852f-b2b0a7346db8
relation.isProjectOfPublication2a4ccf49-2629-442b-8206-60b519b2d1e1
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery2a4ccf49-2629-442b-8206-60b519b2d1e1

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Educar hoje 187-202.pdf
Size:
205.94 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: