Repository logo
 
Publication

Participação dos alunos com NEE nas atividades escolares no ensino regular?

datacite.subject.fosCiĆŖncias Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorMorgado, JosƩ
dc.contributor.authorFranzina, Andreia Filipa de Matos
dc.date.accessioned2016-04-16T14:40:49Z
dc.date.available2016-04-16T14:40:49Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada ao ISPA – Instituto UniversitĆ”riopt_PT
dc.description.abstractEste estudo tem como principal objetivo verificar a participação dos alunos com necessidades educativas especiais no ensino regular. Deste modo, foram escolhidos aleatoriamente três alunos com necessidades educativas especiais de uma escola de modo a proceder à caracterização da participação dos mesmos. Para esta caracterização foram realizadas observações nos diferentes contextos escolares, como também foram realizadas entrevistas aos professores titulares de cada aluno; auxiliares de ação educativa e à professora de educação especial. Para uma caracterização mais enriquecedora recorreu-se à realização de um sociograma de modo a perceber as relações entre os pares bem como a anÔlise documental. Verificou-se que apesar de existir alguns sentimentos positivos por parte da maioria dos participantes deste estudo relativamente aos alunos com necessidades educativas especiais, não se revelou na totalidade uma atitude favorÔvel às prÔticas inclusivas. Contudo não se verifica uma participação absoluta destes alunos em todas as atividades escolares, afirmando-se que não existe uma verdadeira inclusão destes alunos no ensino regular.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This study has as main objective to verify the participation of students with with special educational needs in the regular school. Then, were randomly selected three students with special educational needs of a school in order to proceed with the characterization of participation. For this characterization observations were made in different school contexts, as were also carried interviews with tenured professors of each student; to auxiliary educational; and special education teacher. For a richer characterization appealed to a realization of a sociogram in order to understand the relationships between pairs and the document analysis. It was found that although there is some positive feelings for the majority of study participants, in relation to students with special needs, has not proved entirely a favorable attitude to inclusive practices. However, it does not appear an absolute participation of these students in all school activities, asserting that there is no real inclusion of these students in regular education.pt_PT
dc.identifier.tid201035502pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4573
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectSpecial educational needspt_PT
dc.subjectParticipationpt_PT
dc.titleParticipação dos alunos com NEE nas atividades escolares no ensino regular?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
19884.pdf
Size:
1.95 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: