Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

As percepções dos professores face à importância do envolvimento da família na vida escolar dos alunos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
15645.pdf436.37 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo pretendia conhecer as percepções dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico face à importância do envolvimento dos pais na vida escolar dos alunos e saber se os professores percepcionam de modo diferente o envolvimento dos pais dos bons e fracos alunos. O trabalho divide-se em duas partes. A primeira parte debruça-se sobre o enquadramento teórico do tema e a segunda parte sobre o método e a apresentação, interpretação e discussão dos resultados. Participaram no estudo 65 professores do 1º ciclo de algumas escolas da região de Lisboa, dos quais 13 eram do sexo masculino e 52 do sexo feminino. Os professores foram questionados sobre a importância do envolvimento parental no sucesso dos alunos e sobre as suas percepções face ao envolvimento dos pais dos bons e fracos alunos. Para o estudo, foi utilizado um questionário que caracterizava as percepções do envolvimento dos pais em três dimensões: 1)- o envolvimento dos pais na escola, 2)- o envolvimento dos pais em casa e 3)- a comunicação dos pais com os professores. Os resultados que encontramos mostram que os professores percepcionam como importante o envolvimento dos pais no sucesso escolar dos filhos. Entretanto, os professores consideram o envolvimento dos pais em casa e na comunicação com os professores mais importantes para o sucesso dos alunos do que o envolvimento dos pais na escola. Também verificamos que os professores percepcionam os pais dos bons alunos como mais envolvidos na vida académica dos alunos em casa e na comunicação do que na escola.
ABSTRACT: This study intends to know the Primary School Teachers’ perceptions concerning the importance of family involvement in the children’s school life and if in opinion of the teachers, the good student parents are more involvement in the children’s school life than the failure student parents. The study was divided in two parts. In the first part, we framed the problem. In the second part of our work, we presented the data we collected and interpreted and discussed the results. Sixty-five Primary School teachers’ (52 women and 13 men) from some schools of Lisbon participated in the study. The teachers were inquired about the importance of family involvement in the children’s success and if the teachers’ perceptions about family involvement differ according the good and failure student. We used Teachers Perceptions Questionnaire that ask teachers perceptions about family involvement at home, in school and communication with teachers. The results show that the teachers consider family involvement as important in the children´s school life. But the teachers consider family involvement at home and communication with teachers more important in children’s success than family involvement in school. Also, the results show that teachers consider parents of good student as more involved than failure student´s parents.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário

Keywords

Percepção Professor Família Alunos Envolvimento Perception Teacher Family Student Involvement

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License