Publication
O currículo no jardim de infância como veículo de motivação para a aprendizagem no 1º ano do ensino básico
| dc.contributor.advisor | Matta, Isabel | por |
| dc.contributor.author | Gil, Helena Isabel Gonçalves de Miranda | |
| dc.date.accessioned | 2011-06-04T15:55:11Z | |
| dc.date.available | 2011-06-04T15:55:11Z | |
| dc.date.issued | 2001 | |
| dc.description | Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional | por |
| dc.description.abstract | Neste trabalho pretendeu-se investigar a influência dos currículos utilizados em educação pré-escolar têm sobre os níveis de motivação para a aprendizagem no 1o ciclo. Pretendeu-se também saber se a idade de entrada para a escolaridade obrigatória tem influência nessa mesma motivação. O referencial teórico em que assenta esta investigação tem como pontos principais os estudos efectuados por Stipek (1997), de quem foram utilizadas as Provas em estudo, Fontaine (1985, 1988), e de Mata e Peixoto (1993). Foram estudadas 40 crianças (de 5/6 anos e de 6/7 anos) sendo metade frequentadoras de um currículo directivo e estruturado e os restantes frequentadores de currículos mais centrado nas crianças. Foi utilizada uma bateria de testes, Prova de Motivação com vários itens ligados à percepção de competências, atitude face à escola, emoções, preferência pelo desafio e expectativas de sucesso. Do estudo exploratório elaborado concluiu-se que a partir dos dados obtidos que as hipóteses levantadas não foram confirmadas. O currículo mais estruturado e orientado obteve valores mais elevados em alguns dos subtemas estudados como seja a auto-percepção, a atitude face à escola e as emoções sentidas em relação às mesmas. Em relação às expectativas de sucesso e preferência pelo desafio tidos por parte das crianças os dados não são muito conclusivos e homogéneos. Pensamos que estes dados se devem ao modo de transição realizado a nível de jardim-de-infância/1ºciclo, ao chamado currículo oculto "passado" pelas educadoras e porque as idades eram muito próximas em termos de meses. | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/553 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | por |
| dc.subject | Psicologia educacional | por |
| dc.subject | Educational psychology | por |
| dc.title | O currículo no jardim de infância como veículo de motivação para a aprendizagem no 1º ano do ensino básico | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
