Repository logo
 
Publication

O currículo no jardim de infância como veículo de motivação para a aprendizagem no 1º ano do ensino básico

dc.contributor.advisorMatta, Isabelpor
dc.contributor.authorGil, Helena Isabel Gonçalves de Miranda
dc.date.accessioned2011-06-04T15:55:11Z
dc.date.available2011-06-04T15:55:11Z
dc.date.issued2001
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia Educacionalpor
dc.description.abstractNeste trabalho pretendeu-se investigar a influência dos currículos utilizados em educação pré-escolar têm sobre os níveis de motivação para a aprendizagem no 1o ciclo. Pretendeu-se também saber se a idade de entrada para a escolaridade obrigatória tem influência nessa mesma motivação. O referencial teórico em que assenta esta investigação tem como pontos principais os estudos efectuados por Stipek (1997), de quem foram utilizadas as Provas em estudo, Fontaine (1985, 1988), e de Mata e Peixoto (1993). Foram estudadas 40 crianças (de 5/6 anos e de 6/7 anos) sendo metade frequentadoras de um currículo directivo e estruturado e os restantes frequentadores de currículos mais centrado nas crianças. Foi utilizada uma bateria de testes, Prova de Motivação com vários itens ligados à percepção de competências, atitude face à escola, emoções, preferência pelo desafio e expectativas de sucesso. Do estudo exploratório elaborado concluiu-se que a partir dos dados obtidos que as hipóteses levantadas não foram confirmadas. O currículo mais estruturado e orientado obteve valores mais elevados em alguns dos subtemas estudados como seja a auto-percepção, a atitude face à escola e as emoções sentidas em relação às mesmas. Em relação às expectativas de sucesso e preferência pelo desafio tidos por parte das crianças os dados não são muito conclusivos e homogéneos. Pensamos que estes dados se devem ao modo de transição realizado a nível de jardim-de-infância/1ºciclo, ao chamado currículo oculto "passado" pelas educadoras e porque as idades eram muito próximas em termos de meses.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/553
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.subjectPsicologia educacionalpor
dc.subjectEducational psychologypor
dc.titleO currículo no jardim de infância como veículo de motivação para a aprendizagem no 1º ano do ensino básicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM GIL1.pdf
Size:
5.99 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: