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Abstract(s)
Neste trabalho pretendeu-se investigar a influência dos currículos utilizados em educação pré-escolar têm sobre os níveis de motivação para a aprendizagem no 1o ciclo. Pretendeu-se também saber se a idade de entrada para a escolaridade obrigatória tem influência nessa mesma motivação.
O referencial teórico em que assenta esta investigação tem como pontos principais os estudos efectuados por Stipek (1997), de quem foram utilizadas as Provas em estudo, Fontaine (1985, 1988), e de Mata e Peixoto (1993).
Foram estudadas 40 crianças (de 5/6 anos e de 6/7 anos) sendo metade frequentadoras de um currículo directivo e estruturado e os restantes frequentadores de currículos mais centrado nas crianças. Foi utilizada uma bateria de testes, Prova de Motivação com vários itens ligados à percepção de competências, atitude face à escola, emoções, preferência pelo desafio e expectativas de sucesso.
Do estudo exploratório elaborado concluiu-se que a partir dos dados obtidos que as hipóteses levantadas não foram confirmadas. O currículo mais estruturado e orientado obteve valores mais elevados em alguns dos subtemas estudados como seja a auto-percepção, a atitude face à escola e as emoções sentidas em relação às mesmas.
Em relação às expectativas de sucesso e preferência pelo desafio tidos por parte das crianças os dados não são muito conclusivos e homogéneos. Pensamos que estes dados se devem ao modo de transição realizado a nível de jardim-de-infância/1ºciclo, ao chamado currículo oculto "passado" pelas educadoras e porque as idades eram muito próximas em termos de meses.
Description
Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
Keywords
Psicologia educacional Educational psychology
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada
