Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
18.66 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A Dissertação sobre Corpo - Desejo - Corpo na obra do pintor surrealista Vespeira, integra uma fundamentação conceptual sobre o conceito de Arte (Capítulo 1), sobre o Pensamento Simbólico (Capítulo 2) e sobre o conceito de Corpo no Espaço Simbólico (Capítulo 3). integra também uma fundamentação teórica sobre as problemáticas do Desejo (Capítulo 4) e as teorias da Estética (Capítulo 5) e os desenvolvimentos das Teorias Psicanalíticas sobre a Arte (Capítulo 6), assim como a fundamentação da investigação em Psicanálise e nomeadamente da Entrevista (Capítulo 7). Integra igualmente uma entrevista ao pintor (Capítulo 8) e finalmente as Conclusões (Capítulo 9).
Através da entrevista e da obra pictórica o autor procura estudar os invariantes (Bion) na obra do pintor, elementos responsáveis pelo aspecto inalterado da transformação que o pintor realiza na tela, elementos comuns a todas as formas e que estão em conjunção constante entre si.
Conclui-se que o pintor ao criar objectos parciais que a conjunção constante transforma em todos formais põe em evidência o objecto combinado - pai e mãe - e o desejo é a força de coesão que mantém o elemento de pura singularidade num conjunto coerente de coloração sexual.
O objecto de desejo colmata a falta impressa de origem e sob o signo da carência e da falta o pintor repõe o desejo com os traços de Eros.
A compulsão à repetição das mesmas formas comporta uma imbrição das pulsões de vida - Eros - e das pulsões de morte - Thanatos -, repetição ligada ao automatismo e ao surrealismo que o domínio de Eros faz escapar à dor do desamparo e o pintor aprende na experiência, ensaia a separação e restaura os objectos internos e as relações objectais.
Description
Dissertação de Mestrado em Psicopatologia e Psicologia Clinica
Keywords
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada