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Adaptação da escala de autoconceito artístico para estudantes do ensino secundário

dc.contributor.authorPipa, Joana
dc.contributor.authorPeixoto, Francisco
dc.date.accessioned2012-02-14T12:07:30Z
dc.date.available2012-02-14T12:07:30Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractO presente estudo reflecte os resultados obtidos na adaptação da escala de autoconceito artístico para adolescentes de Vispoel (1993). Partimos de uma abordagem que define o autoconceito como um constructo multidimensional, sendo um reflexo das várias facetas da vida dos sujeitos, que tanto os identifica como os diferencia. Assim, torna-se pertinente o desenvolvimento de instrumentos de medida para dimensões específicas do autoconceito, nomeadamente no que respeita à componente artística, traduzindo a existência de uma percepção artística integrada na estrutura do autoconceito. Deste modo, o objectivo do presente estudo foi adaptar a escala de autoconceito artístico de Vispoel (1993) para aplicação com adolescentes portugueses. Responderam à escala de autoconceito artístico 226 sujeitos do 10º e 11º anos, representando um universo escolar diversificado que contemplou estudantes de música, dança, artes visuais e do ensino regular. A escala de autoconceito artístico de Vispoel é constituída por 40 itens agrupados em 4 dimensões: Música, Artes Visuais, Dança e Representação. Os dados foram analisados do ponto de vista da validade interna, com o recurso a análises factoriais exploratórias e confirmatórias, e da fidedignidade, através da análise da consistência interna. A análise factorial exploratória revelou resultados satisfatórios tendo-se agrupado claramente os itens nas 4 dimensões sugeridas: música, dança, artes visuais e representação. A totalidade dos factores explica 62,92% da variância total. Os resultados da consistência interna revelaram igualmente uma fiabilidade bastante satisfatória (entre α=.93 e α= .94). Foi posteriormente realizada uma análise factorial confirmatória, contemplando os dados de 203 alunos. O modelo testado revelou um ajustamento aceitável.por
dc.identifier.citationin: Ferreira, A. et all (2011). Actas do VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Sociedade Portuguesa de Psicologia: Lisboapor
dc.identifier.isbn978-989-20-2702-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/1225
dc.language.isoporpor
dc.publisherSociedade Portuguesa de Psicologiapor
dc.titleAdaptação da escala de autoconceito artístico para estudantes do ensino secundáriopor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage678por
oaire.citation.startPage668por
oaire.citation.titleVIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. 25-27 Julho 2011, Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboapor
person.familyNamePeixoto
person.givenNameFrancisco
person.identifier347584
person.identifier.ciencia-id081A-0164-EFAB
person.identifier.orcid0000-0001-7193-2284
person.identifier.ridM-4348-2013
person.identifier.scopus-author-id57203935600
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublication65b8cd2c-7f5b-4e9e-a449-2dbe238390d5
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