Publication
Adaptação da escala de autoconceito artístico para estudantes do ensino secundário
dc.contributor.author | Pipa, Joana | |
dc.contributor.author | Peixoto, Francisco | |
dc.date.accessioned | 2012-02-14T12:07:30Z | |
dc.date.available | 2012-02-14T12:07:30Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | O presente estudo reflecte os resultados obtidos na adaptação da escala de autoconceito artístico para adolescentes de Vispoel (1993). Partimos de uma abordagem que define o autoconceito como um constructo multidimensional, sendo um reflexo das várias facetas da vida dos sujeitos, que tanto os identifica como os diferencia. Assim, torna-se pertinente o desenvolvimento de instrumentos de medida para dimensões específicas do autoconceito, nomeadamente no que respeita à componente artística, traduzindo a existência de uma percepção artística integrada na estrutura do autoconceito. Deste modo, o objectivo do presente estudo foi adaptar a escala de autoconceito artístico de Vispoel (1993) para aplicação com adolescentes portugueses. Responderam à escala de autoconceito artístico 226 sujeitos do 10º e 11º anos, representando um universo escolar diversificado que contemplou estudantes de música, dança, artes visuais e do ensino regular. A escala de autoconceito artístico de Vispoel é constituída por 40 itens agrupados em 4 dimensões: Música, Artes Visuais, Dança e Representação. Os dados foram analisados do ponto de vista da validade interna, com o recurso a análises factoriais exploratórias e confirmatórias, e da fidedignidade, através da análise da consistência interna. A análise factorial exploratória revelou resultados satisfatórios tendo-se agrupado claramente os itens nas 4 dimensões sugeridas: música, dança, artes visuais e representação. A totalidade dos factores explica 62,92% da variância total. Os resultados da consistência interna revelaram igualmente uma fiabilidade bastante satisfatória (entre α=.93 e α= .94). Foi posteriormente realizada uma análise factorial confirmatória, contemplando os dados de 203 alunos. O modelo testado revelou um ajustamento aceitável. | por |
dc.identifier.citation | in: Ferreira, A. et all (2011). Actas do VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Sociedade Portuguesa de Psicologia: Lisboa | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-20-2702-9 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/1225 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Sociedade Portuguesa de Psicologia | por |
dc.title | Adaptação da escala de autoconceito artístico para estudantes do ensino secundário | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.endPage | 678 | por |
oaire.citation.startPage | 668 | por |
oaire.citation.title | VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica. XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. 25-27 Julho 2011, Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa | por |
person.familyName | Peixoto | |
person.givenName | Francisco | |
person.identifier | 347584 | |
person.identifier.ciencia-id | 081A-0164-EFAB | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7193-2284 | |
person.identifier.rid | M-4348-2013 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57203935600 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |
relation.isAuthorOfPublication | 65b8cd2c-7f5b-4e9e-a449-2dbe238390d5 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 65b8cd2c-7f5b-4e9e-a449-2dbe238390d5 |