Publication
Abandono e rendimento académico em estudantes do 1º ano de Universidade do Algarve
dc.contributor.author | Pinto, Maria Susana dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2011-08-18T15:20:54Z | |
dc.date.available | 2011-08-18T15:20:54Z | |
dc.date.issued | 2005 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Psicopatologia e Psicologia Clínica | por |
dc.description.abstract | A partir de uma concepção contextualista e psicossocial que se encontra envolvida nas questões da integração académica do estudante do 1o ano, fez-se uma exploração dos temas relacionados com a integração académica, passando por algumas variáveis que contribuem para essa integração. Elaboraram-se, então, dois modelos teóricos representativos desta fase de integração no meio académico, tomando como critérios o abandono e o rendimento académicos. As variáveis intervenientes (pais, bem-estar, equilíbrio emocional e relacionamento interpessoal) destes modelos foram avaliadas através de um Inventário, constituído pela EISES (Diniz & Almeida, no prelo) e por uma Escala construída de raiz designada Escala de Suporte Relacional Extra-Universitário (ESRE-U), Procedeu-se à validação dos modelos de medida definidos pelas escalas, através da análise factorial confirmatória (LISREL8-SIMPLIS). Estes foram testados numa amostra (conveniência) de 264 estudantes do 1o ano da Universidade do Algarve provenientes dos vários cursos (M= 18; leque etário = 17-23). Uma vez operacionalizados os constructos que integravam os modelos, estes foram testados, recorrendo à path anliysis (LISREL8-S1MPLIS). Os resultados obtidos indicaram que as variáveis tomadas no modelo funcionaram melhor para o caso do abandono do que para o do rendimento. Neste último, apenas a nota de acesso mostrou ser boa preditora do rendimento académico. Para o abandono foram boas preditoras as variáveis género, residência, bem-estar, nota de acesso, equilíbrio emocional e, por último, a procura de suporte parental, apresentando-as por ordem decrescente de importância. Este conjunto de variáveis mostra-se pertinente para a investigação neste domínio e para uma posterior intervenção junto deste grupo de estudantes. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/805 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | por |
dc.subject | Psicologia clínica | por |
dc.subject | Abandono | por |
dc.subject | Rendimento académico | por |
dc.subject | Instrumentos | por |
dc.subject | Estudantes | por |
dc.subject | Universidade | por |
dc.subject | Clinical psychology | por |
dc.subject | Oncology | por |
dc.subject | Abandonment | por |
dc.subject | Students | por |
dc.subject | College students | por |
dc.title | Abandono e rendimento académico em estudantes do 1º ano de Universidade do Algarve | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |