Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
29.82 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Diversos estudos parecem indicar a ansiedade de separação materna como
um importante factor que influencia a adaptação psicossocial da criança e
consequentemente o seu desenvolvimento social.
No presente estudo pretendemos analisar e compreender a relação entre a ansiedade
de separação materna e a qualidade da adaptação psicossocial de crianças em idade
pré-escolar.
Os participantes foram 168 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos e
as suas respectivas mães. A Escala de Ansiedade Materna foi administrada às mães, permitindo
identificar os sentimentos e atitudes maternas face à separação. As educadoras
de infância preencheram o questionário Adaptação Psicossocial da Criança com vista à
obtenção de dados relativos à qualidade da adaptação psicossocial das crianças.
Os resultados indicam que a ansiedade de separação materna influencia a qualidade da
adaptação psicossocial da criança. Assim, as crianças cujas mães foram identificadas
como possuindo uma elevada ansiedade de separação mobilizaram mais comportamentos
reveladores de uma baixa competência social.
Esperamos com este estudo ter podido contribuir para uma melhor compreensão da
relação entre a ansiedade de separação materna e a adaptação psicossocial da criança,
bem como alertar para a importância da implementação de estratégias preventivas
cada vez mais precoces e eficazes. ------ ABSTRACT ------ Several studies seem to indicate maternal separation anxiety as an
important factor that influences the child psychosocial adaptation and consequently
child social development.
The purpose of the present study is to understand and analyse the relationship
between the maternal separation anxiety and the quality of preschooler's psychosocial
adaptation.
This study included 168 children with ages between 3 and 4 years old. The Maternal
Separation Anxiety Scale was administered to their mothers, allowing to identify the
maternal feelings and attitudes concerning separation. Teachers filled out the
Preschoolers Psychosocial Adaptation questionnaire in order to obtain information
related to children psychosocial adaptation.
The results indicated that maternal separation anxiety influences the quality of child
psychosocial adaptation. Mothers with high maternal separation anxiety have children
that used behaviors that reveled a low social competence.
Description
Keywords
Adaptação psicossocial Ansiedade de separação materna Maternal separation anxiety Psychosocial adaptation
Citation
Psicologia, Saúde & Doenças, 4 (2), 221-229
Publisher
Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde