Publication
Adaptação da escala "Basic Need Satisfaction at Work" para professores
dc.contributor.author | Granjo, Manuel Romualdo Cepeda | |
dc.contributor.author | Peixoto, Francisco | |
dc.date.accessioned | 2012-08-02T14:25:15Z | |
dc.date.available | 2012-08-02T14:25:15Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | Neste estudo apresenta-se a adaptação da escala“Basic Need Satisfaction at Work” (BNSW), de Ilardi et al. (1993) para professores. Esta escala é suportada pela Teoria da Autodeterminação (TAD), um quadro amplo para o estudo da motivação humana e da personalidade, que releva o facto de as necessidades psicológicas básicas serem inatas e universais. Para a TAD, a satisfação de três necessidades básicas - autonomia, competência e relacionamento - constitui um contexto ideal para a expressão das capacidades e competências pessoais e para a vivência de experiências de autodeterminação (Deci & Ryan, 2000). A Escala de Realização Profissional Docente (ERPD), designação por nós adotada, foi aplicada a 201 professores do ensino privado, de ambos os géneros, diferentes níveis de ensino, do pré-escolar ao secundário e em diferentes fases da carreira profissional. No presente estudo foram testados dois modelos. O modelo 1 que respeita a estrutura da escala original (BNSW), constituída por três dimensões e 21 itens: autonomia (7), competência (6), relacionamento (8). Ao segundo modelo foi acrescentada a dimensão interesse/prazer (6 itens), autoretrato da motivação intrínseca, que foi retirada do Intrinsic Motivation Inventory (IMI), de McAuley, Duncan e Tammen (1989), perfazendo um total de quatro dimensões e 27 itens. Os dados foram submetidos a uma análise fatorial exploratória seguida de uma análise fatorial confirmatória. Os resultados obtidos revelaram-se bastante satisfatórios, com a escala a comportar-se de acordo com a estrutura esperada. A análise da consistência interna revelou uma fiabilidade bastante satisfatória. | por |
dc.identifier.citation | In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 381-394). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-15-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/1601 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | ISPA - Instituto Universitário | por |
dc.title | Adaptação da escala "Basic Need Satisfaction at Work" para professores | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.endPage | 394 | por |
oaire.citation.startPage | 381 | por |
oaire.citation.title | 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática | por |
person.familyName | Peixoto | |
person.givenName | Francisco | |
person.identifier | 347584 | |
person.identifier.ciencia-id | 081A-0164-EFAB | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7193-2284 | |
person.identifier.rid | M-4348-2013 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57203935600 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |
relation.isAuthorOfPublication | 65b8cd2c-7f5b-4e9e-a449-2dbe238390d5 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 65b8cd2c-7f5b-4e9e-a449-2dbe238390d5 |