Repository logo
 
Publication

Práticas pedagógicas e dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita nos primeiros anos do Ensino Básico

dc.contributor.advisorSalvador, Liliana Ferreira dos Santos
dc.contributor.authorVarela, Carolina Costa
dc.date.accessioned2024-01-11T14:30:14Z
dc.date.available2024-01-11T14:30:14Z
dc.date.issued2023-12-05
dc.date.submitted2024-01-11
dc.descriptionDissertação de Mestrado realizada sob a orientação da Professora Doutora Liliana Salvador, apresentada no Ispa – Instituto Universitário para a obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação.pt_PT
dc.description.abstractA aprendizagem da leitura e escrita é um processo complexo que se inicia antes da entrada na escola mas que necessita dessa aprendizagem formal. Nesse sentido, o papel dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e as suas práticas é crucial. Existem vários métodos de ensino da leitura e escrita e são diversas as práticas e estratégias utilizadas pelos professores neste processo onde, naturalmente, surgem dificuldades – que podem ser inerentes ao aluno ou ao seu contexto. Nestes casos, os professores tendem a alterar as suas práticas, adaptando-as às necessidades dos alunos. A presente investigação, de natureza qualitativa e exploratória, teve como principal objetivo conhecer as práticas de ensino e avaliação da leitura e escrita utilizadas pelos professores nos 1º e 2º anos do 1º Ciclo do Ensino Básico. De forma a responder aos objetivos específicos estabelecidos, foram realizadas quatro entrevistas semiestruturadas com professores do 1º CEB. A análise dos dados obtidos foi realizada através da análise de conteúdo, que permitiu conhecer algumas as práticas mais utilizadas, as dificuldades da aprendizagem da leitura e escrita mais identificadas e as práticas e estratégias aplicadas depois da identificação de dificuldades. As limitações do presente estudo são apresentadas, contudo, os resultados contribuem para o aprimoramento do conhecimento das práticas dos professores de 1º CEB no ensino da leitura e da escrita em contexto português.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Learning to read and write is a complex process that begins before entering school but requires formal education. From this perspective, the role of teachers in the 1st Cycle of Basic Education and their practices is crucial. There are several methods of teaching reading and writing, and there are various practices and strategies used by teachers in this process where difficulties naturally arise - which can be inherent to the student or their context. In these cases, teachers tend to modify their practices, adapting them to the needs of the students. This qualitative and exploratory research aimed to understand the teaching and assessment practices of reading and writing, used by teachers in the 1st and 2nd grades of the 1st Cycle of Basic Education. To address the specific goals set, four semi-structured interviews were conducted with teachers from the 1st Cycle of Basic Education. The data analysis was carried out using content analysis, which allowed us to identify the most frequently used practices, the most common difficulties in learning reading and writing, and the practices and strategies applied after identifying difficulties. The limitations of this study are presented; however, the results contribute to enhancing the understanding of the practices of teachers in the 1st Cycle of Basic Education in teaching reading and writing in a Portuguese context.pt_PT
dc.identifier.tid203443373pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9477
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_PT
dc.subjectLeitura e Escritapt_PT
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_PT
dc.subjectPedagogical practicespt_PT
dc.subjectReading and Writingpt_PT
dc.subjectLearning difficultiespt_PT
dc.titlePráticas pedagógicas e dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita nos primeiros anos do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
29738_Carolina_Varela_Dissertação.pdf
Size:
1.24 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: