Publication
Burnout, satisfação com a vida, depressão e carga horária em professores
dc.contributor.author | Gomes, Quintão, Sónia dos Reis Ana Paula Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2018-07-06T14:01:18Z | |
dc.date.available | 2018-07-06T14:01:18Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | Foi objectivo da presente investigação estudar a relação entre o burnout, a satisfação com a vida, a depressão e a carga horária em docentes de vários níveis de ensino, numa amostra de 308 professores, 123 do sexo masculino e 185 do sexo feminino, com uma média de idades de 41,63 anos ( DP =10,12). Foram utilizados: Inventário de Burnout de Maslach (Maslach, Jackson, & Leiter, 1996), Satisfaction with Life Scale (Diener, 1984) e Beck Depression Inventory (Beck, Steer, & Garbin, 1988). Os resultados obtidos mostraram que os docentes com maior carga horária apresentaram mais sintomas de depressão, mas não revelaram relação com o burnout nem com a satisfação com a vida. As mulheres apresentaram valores superiores de burnout, ao nível da despersonalização e de exaustão emocional relativamente aos homens. | pt_PT |
dc.description.abstract | The purpose of the present investigation was to study the relationship between burnout, satisfaction with life, depression and the workload in teachers of several teaching levels, in a sample of 308 teachers, 123 of the male gender and 185 of the female gender, with an age average of 41,63 years old ( SD=10,12). The following measures were used: Maslach Burnout Inventory (Maslach, Jackson, & Leiter, 1996), Satisfaction with Life Scale (Diener, 1984) and Beck Depression Inventory (Beck, Steer & Garbin, 1988). The results showed that teachers with a larger workload presented more symptoms of depression, but the data didn’t show a relationship with burnout or satisfaction with life. Women showed higher levels of burnout, in terms of depersonalization and emotional exhaustion in comparison to men. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Análise Psicológica, 29 (2), 315-333 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 0870-8231 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/6479 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada | pt_PT |
dc.subject | Carga horária | pt_PT |
dc.subject | Docentes | pt_PT |
dc.subject | Depressão | pt_PT |
dc.subject | Satisfação com a vida | pt_PT |
dc.subject | Burnout | pt_PT |
dc.subject | Depression | pt_PT |
dc.subject | Satisfaction with life | pt_PT |
dc.subject | Teachers | pt_PT |
dc.subject | Workload | pt_PT |
dc.title | Burnout, satisfação com a vida, depressão e carga horária em professores | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 344 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 29 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 335 | pt_PT |
oaire.citation.title | Análise Psicológica | pt_PT |
oaire.citation.volume | 2 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |