Repository logo
 
Publication

Burnout, satisfação com a vida, depressão e carga horária em professores

dc.contributor.authorGomes, Quintão, Sónia dos Reis Ana Paula Rodrigues
dc.date.accessioned2018-07-06T14:01:18Z
dc.date.available2018-07-06T14:01:18Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractFoi objectivo da presente investigação estudar a relação entre o burnout, a satisfação com a vida, a depressão e a carga horária em docentes de vários níveis de ensino, numa amostra de 308 professores, 123 do sexo masculino e 185 do sexo feminino, com uma média de idades de 41,63 anos ( DP =10,12). Foram utilizados: Inventário de Burnout de Maslach (Maslach, Jackson, & Leiter, 1996), Satisfaction with Life Scale (Diener, 1984) e Beck Depression Inventory (Beck, Steer, & Garbin, 1988). Os resultados obtidos mostraram que os docentes com maior carga horária apresentaram mais sintomas de depressão, mas não revelaram relação com o burnout nem com a satisfação com a vida. As mulheres apresentaram valores superiores de burnout, ao nível da despersonalização e de exaustão emocional relativamente aos homens.pt_PT
dc.description.abstractThe purpose of the present investigation was to study the relationship between burnout, satisfaction with life, depression and the workload in teachers of several teaching levels, in a sample of 308 teachers, 123 of the male gender and 185 of the female gender, with an age average of 41,63 years old ( SD=10,12). The following measures were used: Maslach Burnout Inventory (Maslach, Jackson, & Leiter, 1996), Satisfaction with Life Scale (Diener, 1984) and Beck Depression Inventory (Beck, Steer & Garbin, 1988). The results showed that teachers with a larger workload presented more symptoms of depression, but the data didn’t show a relationship with burnout or satisfaction with life. Women showed higher levels of burnout, in terms of depersonalization and emotional exhaustion in comparison to men.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 29 (2), 315-333pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6479
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.subjectCarga horáriapt_PT
dc.subjectDocentespt_PT
dc.subjectDepressãopt_PT
dc.subjectSatisfação com a vidapt_PT
dc.subjectBurnoutpt_PT
dc.subjectDepressionpt_PT
dc.subjectSatisfaction with lifept_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.subjectWorkloadpt_PT
dc.titleBurnout, satisfação com a vida, depressão e carga horária em professorespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage344pt_PT
oaire.citation.issue29pt_PT
oaire.citation.startPage335pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AP_29(2)_335.pdf
Size:
72.32 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: