Repository logo
 
Publication

Educação intercultural e inclusiva em educação pré-escolar : da diversidade de línguas e culturas à interação entre pares

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPereira, Mónica
dc.contributor.authorCosta, Patrícia Isabel Monteiro
dc.date.accessioned2020-11-26T17:53:12Z
dc.date.available2020-11-26T17:53:12Z
dc.date.issued2020-09-30
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar.pt_PT
dc.description.abstractO presente relatório apresenta análise crítica e reflexiva desenvolvida num jardim de infância, com um grupo de vinte crianças com idades entre os quatro e os seis anos e a equipa educativa. A partir de observação de duas crianças que não falavam e não compreendiam português, emergiu interesse pela educação intercultural e inclusiva e pelas interações verbais e não verbais entre pares com línguas maternas diferentes. Assim, realizou-se uma investigação qualitativa, recorrendo a observação, entrevista e a um questionário, com o objetivo de compreender as relações entre pares com línguas maternas diversas, compreender o papel do educador no processo de inclusão de crianças cuja língua materna não é o português, bem como, analisar as possibilidades de comunicação e envolvimento dos pais. As informações recolhidas revelaram que as crianças que não falavam e não compreendiam o português aprenderam a comunicar oralmente por via da interação com os seus pares; também o ambiente educativo contribuiu para as crianças conhecerem e compreenderem a língua portuguesa e realizarem interações e aprendizagem interculturais; assim como, que quando as crianças compreenderam que podiam apoiar os seus pares na aprendizagem da língua portuguesa e que, simultaneamente, nessa interação, também aprendiam outra língua, evidenciaram sinais de motivação, felicidade e maior envolvimento com as duas crianças cuja língua materna não é o português. Considerando-se assim, que a valorização de diversas formas de comunicar – verbal e não verbal – que foram usadas pelas crianças e valorizadas pela equipa educativa, promoveu-se a diversidade linguística e a inclusão das duas crianças.pt_PT
dc.description.abstractThis report presents a critical and reflective analysis carried out in a kindergarten, with a group of twenty children between the ages of four and six and the educational team. From the observation of two children who did not speak and did not understand Portuguese emerged the interest in intercultural and inclusive education and in verbal and non-verbal interactions between peers with different mother tongues. Thus, a qualitative investigation was carried out, using observation, interview and a questionnaire, with the objective of understanding the relationships between peers with different mother tongues, understanding the role of the educator in the process of including children whose mother tongue is not the Portuguese, as well as to analyze the possibilities of communication and parental involvement. The information collected revealed that children who did not speak and did not understand Portuguese learned to communicate orally through interaction with their peers; also the educational environment contributed to the children to know and understand the Portuguese language and to carry out intercultural interactions and learning; as well as when children understood that they could support their peers in learning the Portuguese language and that, simultaneously, in this interaction, they also learned another language, they showed signs of motivation, happiness and greater involvement with the two children whose mother tongue is not the Portuguese. Therefore, the importance given to the different ways of communicating - verbal and non-verbal - that were used by the children and valued by the educational team, promoted the linguistic diversity and inclusion of the two children.pt_PT
dc.identifier.tid202530175pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7846
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectPortuguês língua não maternapt_PT
dc.subjectInteração entre parespt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectEducação interculturalpt_PT
dc.subjectPortuguese non-native languagept_PT
dc.subjectPeer interactionpt_PT
dc.subjectInclusive educationpt_PT
dc.subjectIntercultural educationpt_PT
dc.titleEducação intercultural e inclusiva em educação pré-escolar : da diversidade de línguas e culturas à interação entre parespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
26113.pdf
Size:
849 KB
Format:
Adobe Portable Document Format