Publication
Das histórias de vida às vidas com história. O impacte do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências
| dc.contributor.author | Portela, Sofia | |
| dc.date.accessioned | 2017-05-19T10:40:08Z | |
| dc.date.available | 2017-05-19T10:40:08Z | |
| dc.date.issued | 2012 | |
| dc.description.abstract | Os processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) foram introduzidos em Portugal ao longo da última década, como forma de diminuir o baixo nível de certificação escolar e de qualificação profissional da população adulta. Estes processos visam a certificação de competências já adquiridas por adultos e também a sua motivação para realizar novas aprendizagens, o que representará um retorno para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade. Para tal, os processos de RVCC recorrem a adaptações de metodologias autobiográficas (MA) com potencial para reconhecer e desafiar, entre outras, as competências de agência pessoal dos adultos, necessárias na atualidade para uma boa integração do cidadão na comunidade. Com base em depoimentos recolhidos em entrevistas realizadas a adultos certificados por esta via, são analisadas perceções sobre o impacte do processo de RVCC nas suas vidas. Concluiu-se que as metodologias utilizadas, conjuntamente com os referenciais explorados e com a intervenção dos educadores neste processo, contribuíram para o reconhecimento e o desenvolvimento das competências-chave e para um maior investimento na continuação das aprendizagens ao longo e ao largo da vida (ALLV). | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (738-753). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 978-989-8384-15-7 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5479 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Educação e formação de adultos (EFA), | pt_PT |
| dc.subject | Metodologias autobiográficas | pt_PT |
| dc.subject | Processos de RVCC | pt_PT |
| dc.subject | Plano de desenvolvimento pessoal (PDP). | pt_PT |
| dc.title | Das histórias de vida às vidas com história. O impacte do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências | pt_PT |
| dc.type | conference object | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 753 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 738 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática | pt_PT |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
