Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Das histórias de vida às vidas com história. O impacte do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CPE_12_738-753.pdf371.61 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Os processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) foram introduzidos em Portugal ao longo da última década, como forma de diminuir o baixo nível de certificação escolar e de qualificação profissional da população adulta. Estes processos visam a certificação de competências já adquiridas por adultos e também a sua motivação para realizar novas aprendizagens, o que representará um retorno para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade. Para tal, os processos de RVCC recorrem a adaptações de metodologias autobiográficas (MA) com potencial para reconhecer e desafiar, entre outras, as competências de agência pessoal dos adultos, necessárias na atualidade para uma boa integração do cidadão na comunidade. Com base em depoimentos recolhidos em entrevistas realizadas a adultos certificados por esta via, são analisadas perceções sobre o impacte do processo de RVCC nas suas vidas. Concluiu-se que as metodologias utilizadas, conjuntamente com os referenciais explorados e com a intervenção dos educadores neste processo, contribuíram para o reconhecimento e o desenvolvimento das competências-chave e para um maior investimento na continuação das aprendizagens ao longo e ao largo da vida (ALLV).

Description

Keywords

Educação e formação de adultos (EFA), Metodologias autobiográficas Processos de RVCC Plano de desenvolvimento pessoal (PDP).

Pedagogical Context

Citation

In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (738-753). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

ISPA - Instituto Universitário