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Authors
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Abstract(s)
Os processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC)
foram introduzidos em Portugal ao longo da última década, como forma de diminuir o baixo nível
de certificação escolar e de qualificação profissional da população adulta. Estes processos visam a
certificação de competências já adquiridas por adultos e também a sua motivação para realizar
novas aprendizagens, o que representará um retorno para o desenvolvimento do indivíduo e da
sociedade. Para tal, os processos de RVCC recorrem a adaptações de metodologias autobiográficas
(MA) com potencial para reconhecer e desafiar, entre outras, as competências de agência pessoal
dos adultos, necessárias na atualidade para uma boa integração do cidadão na comunidade. Com
base em depoimentos recolhidos em entrevistas realizadas a adultos certificados por esta via, são
analisadas perceções sobre o impacte do processo de RVCC nas suas vidas. Concluiu-se que as
metodologias utilizadas, conjuntamente com os referenciais explorados e com a intervenção dos
educadores neste processo, contribuíram para o reconhecimento e o desenvolvimento das
competências-chave e para um maior investimento na continuação das aprendizagens ao longo e
ao largo da vida (ALLV).
Description
Keywords
Educação e formação de adultos (EFA), Metodologias autobiográficas Processos de RVCC Plano de desenvolvimento pessoal (PDP).
Pedagogical Context
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (738-753). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Universitário
