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Da mediatização do fenómeno das smart drugs ao perfil dos consumidores : Um estudo exploratório

dc.contributor.advisorSantos, António José
dc.contributor.authorSilva, Andreia Garcia Salema Da
dc.date.accessioned2015-06-19T13:36:45Z
dc.date.available2015-06-19T13:36:45Z
dc.date.issued2014
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitáriopor
dc.description.abstractPerante a mediatização do fenómeno das Smart Drugs tornou-se pertinente compreender o impacto das novas substâncias psicoativas (NSP), visto que o consumo de drogas é uma prática cada vez mais comum na vida dos jovens como forma de diversão e busca pelo prazer, não tendo muitas das vezes consciência dos seus malefícios associados. O objetivo principal consistiu no estudo das motivações primárias e atitudes (favorável vs desfavorável) que os jovens têm subjacentes ao consumo, aos próprios efeitos que estas substâncias provocam, como ainda, à perceção da questão da legalidade. Procurou-se também um perfil psicopatológico para este tipo de consumidores. A amostra é constituída por 30 estudantes universitários com idades compreendidas entre os 20 e os 29 anos. Foram seleccionados por conveniência obtida a partir do efeito “bola de neve” de forma a tornar mais fácil o acesso aos consumidores de smartdrugs. Como instrumentos de medida, construiu-se uma entrevista semiestruturada, que depois de ser sujeita a pré-teste, foi administrada juntamente com a Escala de Atitude em Relação às Drogas (Negreiros, 1993) e o Inventário de Sintomas Psicopatológicos – BSI (Canavarro, 1999). Os resultados evidenciaram que estes jovens não são indivíduos emocionalmente perturbados e que a sua atitude perante as drogas não influência diretamente a escolha de substâncias a serem consumidas. O consumo é iniciado sobretudo pela curiosidade das novas drogas, mas também facilitado pelas vivências com os pares que consomem, inclusive por proporcionarem o fácil acesso e a aquisição das substâncias. A legalidade é um fator determinante à perceção do risco e uma motivação subjacente no acto do consumopor
dc.description.abstractABSTRACT: In view of the mediatization of the phenomenon of the Smart Drugs, it became relevant to understand the impact of new psychoactive substances, whereas that the drug use is an increasingly common practice in the lives of young people as a form of fun and pursuit of pleasure without the conscience of their associated harms. The main goal consisted in the study of primary manifestations and attitudes (favorable vs. unfavorable) that young people have underlying the consumption to the own effects that these substances cause, as yet the perception of the issue of legality. We also sought a psychopathological profile for this type of consumers. The sample consists in 30 college students aged 20 to 29 years. It was selected by convenience obtained from the effect "snowball" in order to make easier the access to smart drugs consumers. As measuring instruments, it was constructed a semi-structured interview that after being subjected to pre-test was administered along with the Attitude Scale in Relation to Drug (Negreiros, 1993) and the Brief Symptoms Inventory - BSI (Canavarro, 1999). The results showed that these youngsters aren’t emotionally disturbed and their attitude towards drugs don’t influence directly the choice of substances to be consumed. The consumption starts mainly by the curiosity of new drugs, but it’s also facilitated by experiences with peers who consume and the easy access and acquisition of these substances. The legality is a determining factor to the perception of risk and an underlying motivation in the consumer act.por
dc.identifier.tid201094665
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/3758
dc.language.isoporpor
dc.subjectDrogas inteligentespor
dc.subjectMotivações para o consumopor
dc.subjectAtitude em relação às drogaspor
dc.subjectInventário de sintomas psicopatológicospor
dc.subjectLegalidadepor
dc.subjectSmart drugspor
dc.subjectMotivations for consumptionpor
dc.subjectAttitude toward drugspor
dc.subjectPsychopathological Symptoms Inventorypor
dc.subjectLegalitypor
dc.titleDa mediatização do fenómeno das smart drugs ao perfil dos consumidores : Um estudo exploratóriopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplinePsicologia Clínicapor
thesis.degree.levelMestre em Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínicapor

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