Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Improving the academic writing experience in higher education ed. lit. Tatiana Sanches, Maria da Luz Antunes, Carlos Lopes

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
2053-5733-1-PB.pdf654.57 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Analisa-se a obra de Sanches, Antunes e Lopes (2019) que, começando por abordar os conceitos subjacentes ao referencial teórico relativo ao desenvolvimento da escrita em contexto académico, nos convida a reflectir sobre o impacto que a regularidade desta prática pode ter no sucesso académico dos estudantes do ensino superior. Apresenta-se, ainda, a noção de que as competências associadas ao planeamento, orientação, divulgação e análise da informação científica assentam em saber ler de forma cuidada, em pensar correctamente, em argumentar de modo lógico e em escrever claramente, o que, na obra em análise, os autores consideram constituir condição basilar para a transferência do conhecimento. Conclui-se procedendo à abordagem da implicação e desafio que essas condições formativas constituem para a capacidade de comunicar ciência através de uma nova estrutura arquitectónica e morfológica que, se bem que tradicionalmente já existente, desafia agora os autores, mas também os docentes e os bibliotecários, acrescentado que foi o novo e disruptivo paradigma de publicação em modelos associados à Ciência Aberta.

Description

Keywords

Escrita científica Literacia da informação Ciência aberta Plágio

Citation

Cadernos BAD, 2 (2019).

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue